Vitrine

O que é um Rainmaker? Como se tornar um?



O que é um Rainmaker? Como se tornar um?

















O Rainmaker tem a capacidade de gerar novas oportunidades, contribuindo até mesmo para o aumento do fluxo de caixa. Estabelece novos canais de negociação, às vezes totalmente diferentes daqueles praticados até então.

O Rainmaker mantém relacionamento com pessoas em mercados até então inexplorados. 


Muitos se perguntam como tais profissionais conseguem manter e se desenvolver em tantos clientes. Tal perfil negociador, por vezes empreendedor, pode ser ocorrer em qualquer um que tenha vontade de investir tempo e energia em si próprio.

O que segue são aspectos que desejará observar, caso queira tornar-se um Rainmaker.

INVISTA no conhecimento e na experiência
Conciliar o seu conhecimento e experiência, será a longo prazo, muito melhor do que simplesmente atrair o seu cliente para um jantar e logo em seguida assistir a uma estréia qualquer. É inegável que isso possa lhe ajudar a desenvolver alguma relação pessoal com o Cliente, mas essa prática não será suficiente para manter uma corrente constante de negócios com resultados. Oferecer conhecimento e experiência, por outro lado, tornará o seu relacionamento necessário.


REFLITA no negócio do seu Cliente
Seu Cliente deseja um consultor confiável que conheça o negócio dele melhor do que ninguém. Precisa de alguém que lhe ajude a crescer, que o faça ter bons investimentos com um olhar para o futuro. Este é o perfil que precisará desenvolver.

SUBMERJA ao nível dos detalhes
Aprofunde-se no negócio do seu Cliente. Invista tempo na compreensão detalhada de como ocorrem as interações deste modelo de negócio e o Mercado. As deficiências, os insucessos. Procure compreender qual o nível de satisfação dos funcionários. Não se limite a saber apenas o que a página institucional da empresa na web fala sobre o seu Cliente.

RELACIONE-SE COM O ALTO ESCALÃO
É determinante desenvolver um relacionamento com os executivos que têm responsabilidade na atuação do negócio, como os CEOs, CFOs, COOs, CIOs, CMOs. Lembre-se de que os Rainmakers têm em vista o longo prazo. 

Seu relacionamento certamente visa resultados a longo prazo. Relacionar-se com os executivos lhe permitirá ter acesso a informações a respeito de projetos potenciais que estejam tramitando na empresa. O estreitamento pessoal advindo do relacionamento profissional poderá interpor fases de negociação ou mesmo ampliar a visão da sua empresa quanto ao compliance do seu Cliente.

CHEGAR AO PESSOAL QUE COMPRA
Esforce-se para compreender onde está a área de influência da empresa. Use a sua rede de relacionamentos para propiciar reuniões com aquelas pessoas responsáveis pelo fechamento dos negócios. Retire o termo vendedor do seu cartão, isso certamente o afastará das pessoas certas, evitando que estas o tratem friamente. 

PLANO
O plano de vendas do Rainmaker está totalmente alinhado a estratégia do Cliente.

Tornar-se um assessor do mais alto nível requer planejamento e ações sistemáticas. Trabalhe os detalhes do seu plano com uma iniciativa específica para cada cliente. Articule sobre como atrairá e manterá o cliente rentável.

Não permita que a pressão por Cotas de Vendas, desperdice as suas oportunidades para fortalecer a confiança de influenciar o seu cliente.

Desobrigue-se das vendas que possam parecer boas nos relatórios de atuação trimestral, mas que arrisquem ou prejudiquem a sua relação com o cliente a longo prazo.

TENHA OS PÉS NO CHÃO
A complacência pode ser o inimigo da lealdade. Não suponha que terá a lealdade eterna dos seus Clientes. Estes sempre lhe surpreenderão, se for paciente e compreender as realidades que enfrentam. 

Como um profissional em vendas, mostre que compreende que desenvolver Clientes fiéis não é um processo linear e previsível. Não atire a toalha quando as coisas não forem bem ou quando estiver achando que os Clientes não lhe demostram suficiente apreço.


Envie os seus comentários, bem como sugestões de artigos. Compartilhes este artigo com outros



Olá! Participe de nossa pesquisa, responda-a, levará apenas 2 minutos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...