Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Movimentos Rígidos e Repetitivos

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Movimentos Rígidos e Repetitivos

Na tentativa de se fechar em seu próprio corpo, o indivíduo pouco sincero tenderá a se movimentar de forma dura, repetitiva e mecânica.

AS 12 POSES DE UM MENTIROSO:

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Tapar a Boca
OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Olhar para cima e para a direita

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Comprimir os lábios

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Restringir os movimentos de mãos e braços

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Movimentos Rígidos e Repetitivos

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Tocar muitas vezes o próprio corpo

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Encolher apenas um dos ombros

OFF TOPIC | Encolher a Cabeça - As 10 Poses de um Mentiroso

OFF TOPIC | Mostrar Microrrugas na Testa - As 10 Poses de um Mentiroso

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Evitar Contato Visual

OFF TOPIC | Tentar se Afastar do Interlocutor - As 10 Poses de um Mentiroso

OFF TOPIC | Pinóquio - As 10 Poses de um Mentiroso

OFF TOPIC | As 12 Poses de um Mentiroso - Pinóquio


Quanto mais intensos esses gestos, mais fica claro que o mentiroso está desconfortável e trava uma luta interna para manter o controle da situação.

A mentira é uma característica tão central na vida, que um melhor conhecimento desta será relevante para a compreensão de quase todos os comportamentos humanos (Ekman, 1985).

Pode-se imaginar algumas situações em que se faz necessário identificar a mentira, situações onde esta pode ter uma implicação grave, muito diferente da mentira social: 1) Um psicólogo, ao entrevistar um detento, a fim de elaborar uma avaliação de soltura, deverá ter conhecimentos para detectar a mentira, pois será um dos responsáveis pelo ajustamento deste à sociedade; 2) Um juiz, ao dar o veredicto final de um processo, deve estar atento aos sinais indicadores de mentira a fim de proceder com justiça; 3) Um empresário poderá evitar problemas futuros se estiver habilitado para reconhecer tais sinais, ao estabelecer uma negociação.

Comportamentos não-verbais podem indicar contradições entre aquilo que o paciente diz e o que se manifesta em seu comportamento, sendo que o terapeuta pode utilizar tais dados em seu trabalho terapêutico, assinalando, por exemplo, as contradições entre o que o paciente mostra com seu corpo e aquilo que diz.

Pode-se definir mentira como o ato de enganar alguém, deliberadamente, sem antes notificá-lo de tal intenção. Assim, de acordo com esta definição, quando se joga pôquer, ao omitir informações sobre seu jogo, você não estará mentindo, pois espera-se que um bom jogador blefe durante a partida. Da mesma maneira que o jogador de pôquer, um ator não espera que seu público acredite que os sentimentos que ele expressa sejam reais. Por outro lado, existe o auto-engano, situação na qual aquele que falseia informação acredita naquilo que diz, logo, não está mentindo (Ekman, 1997).

Segundo Ekman (1985) existem várias formas de mentira: omitir informação verdadeira, falsificar ou apresentar informação falsa como sendo verdadeira, admitir uma emoção dando uma origem falsa para sua causa, contar a verdade falseando-a ou admitir a verdade de maneira tão exagerada que pareça mentira, falar apenas parte da verdade, ou dizer a verdade de forma a parecer o oposto do que é dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: