Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

A tecnologia está agora no núcleo: As Drogas Blockbuster e os Medicamentos Especiais

A tecnologia está agora no núcleo: As Drogas Blockbuster e os Medicamentos Especiais



Se nunca ouviu falar sobre Droga Blockbuster antes, não tenha medo. A maioria das pessoas fora do mercado da Indústria Farmacêutica também não.

Nas últimas duas décadas, uma grande porcentagem dos medicamentos descobertos em todo o mundo eram chamadas de Moléculas Individuais. Algumas destas foram desenvolvidas tornando-se grandes blockbusters comerciais: Viagra, Humira e Lipitor são exemplos destas moléculas de grande sucesso, também chamadas de Drogas Blockbuster.


A crescente indústria farmacêutica foi originalmente dominada por empresas menores, mas essa tendência mudou. Hoje, as empresas farmacêuticas são tipicamente muito grandes. As receitas da maioria das empresas farmacêuticas vêm de Drogas Blockbuster patenteadas, cujo custo para trazer ao mercado é muito elevado - como resultado, as empresas farmacêuticas usam suas patentes para cobrar preços elevados.

A capacidade de descobrir Drogas Blockbuster tem se esgotados e hoje novas drogas ou são decorrentes biológicas, um complexo conjunto de química, ou moléculas individuais que atendem a doenças especiais.

Essencialmente, a probabilidade de descobrir uma droga de sucesso que tenha um grande mercado-alvo de pacientes diminuiu significativamente. Medicamentos descobertos hoje em grande parte atendem a pequenas populações de pacientes / doenças. Estas geralmente são referidas como Medicamentos Especiais.

O lançamento simultâneo de muitos medicamentos de especialidade de sucesso criaram mudanças fundamentais que estão impulsionando a transformação da área da saúde, especificamente na Indústria Farmacêutica. Esta transformação na descoberta de medicamentos é composta por três elementos: Concorrência, Acesso e Precisão. Todos exigem tecnologia e conduzem suas organizações a ganharem grande vantagem competitiva e estratégica.

Embora não pareça haver quaisquer Drogas Blockbuster deixadas para se descobrir, as organizações da Indústria Farmacêutica ainda podem obter resultados de grande sucesso de vários Medicamentos Especiais. Essa façanha no entanto, requer tecnologia.

Simultaneidade - a capacidade de lançar muitos medicamentos especiais em simultâneo

A maioria das empresas da Indústria Farmacêutica têm passado as últimas duas décadas lançando uma ou duas Drogas Blockbuster ao mesmo tempo. Recentemente, e num futuro previsível, uma empresa da Indústria Farmacêutica poderá lançar simultaneamente cinco a dez Medicamentos Especiais - alguns deles com co-indicações.

Tecnologia necessária: Esta simultaneidade é nova e requer um conjunto de sistemas de tecnologia integrados para gerenciar muitos processos de negócios - todos sob a necessidade de serem executados à perfeição, ao mesmo tempo.

Acesso - A capacidade de lançar Medicamentos Especiais para doentes visados ​​e profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e assistentes médicos.

Os profissionais de saúde (médicos, etc.), contribuintes (companhias de seguros) e outras partes interessadas (farmácias, etc.) precisam aprender mais sobre os Medicamentos Especiais, tal como fizeram as Drogas Blockbuster. A diferença é que, ao lançar uma droga de grande sucesso, a Indústria Farmacêutica poderia enviar mensagens de largo espectro para um grande número de partes interessadas em educá-los. Os lançamento de Medicamentos Especiais são diferentes, e isto significa que precisam saber onde está a necessidade, onde os pacientes estão, bem como onde os profissionais de saúde estão - e também como educá-los. Mensagens de amplo espectro não funcionam com drogas especiais.

Tecnologia necessária: Trazer um Medicamento Especial para o mercado exige uma tecnologia que impulsione sua visibilidade, análise e insights para entregar mensagens nas redes de acesso das partes interessadas.

Precisão - Capacidade identificar as doenças que têm como alvo pequenas populações

Os Medicamentos Especiais para pacientes especiais não são populares, e não necessariamente são patrocinados ou defendidos. A doença de Lyme é um bom exemplo, e a fibrose cística outro. Estas doenças precisam ser estudadas à precisão, e os tratamentos e curas para eles são como procurar uma agulha num palheiro. A doença de Lyme, por exemplo, está ainda a ser fortemente diagnosticada, além de muitas outras doenças desta especialidade serem mal compreendidas. À Indústria Farmacêutica cabe a precisão para estudar o estado da doença e, em seguida, embarcar em encontrar uma cura específica. As descobertas das Drogas Blockbuster são um pouco menos precisas.

Tecnologia necessária: No centro desta precisão está a tecnologia, incluindo wearables, novas informações novos métodos de diagnóstico e novos insights sobre doenças, incluindo uma vasta quantidade de dados diversos. No centro desta transformação está a tecnologia farmacêutica. A tecnologia é a nova droga de sucesso dos produtos farmacêuticos.

Durante muito tempo, a saúde tem sido impulsionada pela pesquisa biológica, algumas físicas e muitas químicas. Como a Indústria Farmacêutica se transformará reagindo aos diversos paradigmas sob os quais se desloca e ancora os Medicamentos Especiais? A tecnologia está agora no núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: