Todos ouvimos falar da palavra NFTs - Non-Fungible Tokens ultimamente não é mesmo? Impossível não ter sido impactado por esse termo, que na maioria das vezes está relacionado à “arte digital” – e tenho certeza que está pensando: E o que isso tem que ver com Farma?
Série: Indústria Farmacêutica e a Web3 e Metaverso
Bom, para começar temos que entender o que são NFTs, ou Non-fungible Tokens, para entender que suas aplicações vão muito além da arte e de jogos, e não são apenas a bolha especulativa que estamos vendo agora.
O que são NFTs, exatamente? NFTs podem ser pensados como uma assinatura para ativos digitais, que dependem da tecnologia Blockchain para provar a autenticidade por meio de um registro. Ao confirmar a autenticidade, os NFTs estabelecem a propriedade de ativos on-line únicos que podem variar de uma simples imagem pixelizada a um conjunto complexo de dados, impossibilitando a duplicação sem permissão (para esclarecer, isso significa que um conjunto de dados pode ser imitado, mas o original é sempre claramente identificável: por exemplo, você poderia ler o primeiro Tweet de Jack Dorsey no Twitter em toda a Internet, mas o original foi leiloado por US $ 2,9 milhões e é de propriedade do empresário de criptomoedas Sina Estavi). Identificar de onde os dados vêm e verificar sua validade é um pilar fundamental da indústria hoje, tornando provável que continue a ser um grande tópico de interesse no futuro.
Ao contrário da grande moda de NFTs como investimentos, as aplicações de NFTs em saúde e marketing farmacêutico não se destinam apenas a gerar lucro. Em vez disso, os NFTs serviriam como uma solução para verificação de serviços de saúde digitalizados, autenticação de credenciais e dados e proteção de propriedade intelectual (IP). Em seu nível mais básico, essa tecnologia pode ajudar a encurtar a jornada de assistência médica e eliminar o erro humano e, ao seu pico, pode melhorar a transparência no espaço para profissionais de saúde e pacientes.
Quais são algumas de suas aplicações? Como o belo artigo do PM360 chamado “Além dos investimentos da moda: três aplicações de NFTs no marketing de saúde e farmacêutico” descreve, um primeiro exemplo é o uso de NFTs para verificação de ofertas e serviços: veja, serviços de telemedicina e entrega de medicamentos estão em ascensão, e NFTs podem ser valiosos na verificação desses serviços entre transações virtuais e físicas. Por exemplo, pedidos de prescrição “tokenizados” e compras OTC podem ser definitivamente vinculados à sua escrita e fabricação iniciais, respectivamente, garantindo a qualidade até que os pedidos cheguem ao consumidor. Nesse cenário, o NFT seria associado ao produto físico e rastreado online, incluindo informações sobre recalls, substituições e datas de vencimento. Você se lembra do Blockchain usado para ter transparência da cadeia de suprimentos farmacêutica? É exatamente isso.
Além disso, os NFTs podem ser usados para a autenticação de credenciais e dados: a verdade é que as aplicações dos NFTs vão além do rastreamento de produtos para verificar credenciais de prestadores de serviços de saúde e registros de pacientes. Com essas credenciais, os NFTs podem ser usados para validar históricos educacionais, desde diplomas e certificações institucionais como CRM. Quando emitidas diretamente pela organização, essas credenciais são insuscetíveis de manipulação, mantendo sua integridade independente de quaisquer registros físicos. Isso minimizará a possibilidade de profissionais fraudulentos e melhorará a segurança do paciente em todos os níveis da jornada de saúde.
Além disso, os registros do paciente também podem ser verificáveis por NFTs, marcando um conjunto original de dados do paciente como autêntico e, potencialmente, permitindo que o paciente possua esse conjunto de dados. Como proprietários desses dados, os pacientes podem conceder acesso de terceiros para usar seus registros em consultórios de saúde, farmácias e outras instituições aplicáveis. Em última análise, isso minimizaria o erro humano entre as transferências de consultório, melhorando a eficiência do tratamento do paciente, e também minimizaria o tempo de transferência, acelerando a jornada de tratamento no processo.
Ao mesmo tempo, em marketing e P&D farmacêuticos, os NFTs podem proteger a propriedade intelectual de maneira semelhante à proteção dos dados dos pacientes: para os profissionais de marketing que desenvolvem soluções exclusivas, ativos e materiais podem ser tokenizados e sujeitos à transferência de propriedade conforme necessário. Da mesma forma, programas e algoritmos personalizados podem ser tokenizados para evitar cópia e manipulação.
As plataformas de recrutamento online com vários pontos de dados, como aquelas que exigem registros individuais, podem até ser tokenizadas, garantindo que o conjunto de dados seja preciso e verificável em todas as iniciativas de marketing. Além de melhorar a segurança dos dados, essa aplicação de NFTs ao marketing também pode aumentar o valor de soluções exclusivas entre os concorrentes.
Você vê? Quando olhamos para as NFTs, não devemos considerá-las apenas peças de arte digital super caras, mas também um divisor de águas na proteção de dados e IP nas Indústrias farmacêuticas e de saúde.
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Além disso, os NFTs podem ser usados para a autenticação de credenciais e dados: a verdade é que as aplicações dos NFTs vão além do rastreamento de produtos para verificar credenciais de prestadores de serviços de saúde e registros de pacientes. Com essas credenciais, os NFTs podem ser usados para validar históricos educacionais, desde diplomas e certificações institucionais como CRM. Quando emitidas diretamente pela organização, essas credenciais são insuscetíveis de manipulação, mantendo sua integridade independente de quaisquer registros físicos. Isso minimizará a possibilidade de profissionais fraudulentos e melhorará a segurança do paciente em todos os níveis da jornada de saúde.
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