Alinhada à necessidade atual de acompanhar a Jornada do Paciente, as empresas de PBM - Programa de Benefício em Medicamentos (Pharmacy Benefit Managers) procuram aumentar a satisfação do cliente com a elaboração de estratégias que melhorem sua experiência dentro e fora dos pontos de venda, facilitando a dispensação de remédios nas farmácias e simplificando a adesão ao programa de benefícios em medicamentos.
A fidelização de clientes bem-sucedida acontece a partir de processos ágeis e eficientes e no PBM não é diferente. O programa deve ser baseado em procedimentos simples, que mantenham tanto os pacientes como os farmacêuticos e balconistas dispostos à adesão. Um exemplo da simplificação de procedimentos é a pré-autorização da liberação do medicamento antes mesmo do paciente chegar à farmácia. Assim, no ponto de venda, a dispensação de medicamentos se torna menos burocrática e soma pontos na satisfação do usuário.
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A tecnologia tem se mostrado fundamental para o crescimento da Indústria Farmacêutica, sendo base para o PBM e um grande apoio para a adesão aos tratamentos. Hoje temos à disposição ferramentas que permitem conhecer melhor o paciente e seus hábitos e, assim, proporcionar experiências personalizadas de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
É o caso do CRM, que mantém um banco de dados organizado, da Inteligência Artificial e do Machine Learning, que desenvolvem contatos ágeis e humanizados, aprimorados a cada nova interação, mantendo um relacionamento próximo com o paciente, proporcionando mais engajamento em relação aos tratamentos. Essas tecnologias são vistas em diversas plataformas com ferramentas de autoatendimento, como chat on-line por meio de chatbot, FAQ, entre outros, que agregam valor à Jornada do Paciente e auxiliam na integração entre paciente, PDV e Indústria Farmacêutica.
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