Os consumidores estão cada vez mais empoderados no contexto em que vivemos, diante da transformação digital e sua maior necessidade de apoio e atenção a saúde.
Apesar dos stakeholders já reconhecerem a necessidade da participação do paciente no papel de protagonista de sua saúde, toda a construção dos elementos que compõem uma abordagem Patient Centricity - Centrada no Paciente - está em constante evolução. A Indústria Farmacêutica se encontra no momento de abraçar a oportunidade de dominar o Patient Centric nesse ecossistema emergente.
O Patient Centricity é mais do que um processo, é um método, uma estratégia. É o esforço dentro do cenário onde os players da cadeia saúde e bem estar, promovem na direção da Jornada do Paciente.
Leia também:
A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E O PATIENT CENTRICITY
Pelo menos quatro estratégias são essenciais ao considerar a abordagem Patient Centricity:
1. Identificar os objetivos em torno da incorporação da perspectiva do paciente nos diferentes processos ao longo do ciclo de vida, operacionalizando-os;2. Acompanhar os KPIs - Indicadores Chave de Desempenho - em direção ao ROI - Retorno sobre o Investimento;3. Efetuar análises de dados e análises digitais, coletando informações sobre os resultados do paciente, dentre as quais as necessidades não atendidas, tudo o que envolver o paciente;4. Aproveite as lições aprendidas no varejo com a tecnologia de consumo. Forme colaborações dentro da cadeia da indústria, com grupos de defesa, médicos e planos de saúde, etc.
Claro, é importante destacarmos a necessidade, e a tendência, de integração do ecossistema de healthcare, no qual associações de pacientes, planos de saúde, sistemas de saúde, médicos, reguladores, e todas as empresas de bem-estar estão conectadas com o propósito de que o paciente fique no centro.
Num mercado healthcare dirigido por pacientes empoderados, as empresas que não fizerem a sua parte nesse ecossistema Patient Centricity, terão dificuldade de participar nesse futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: