A metodologia IQVIA PPP® (Pharmacy Purchase Price), considera o desconto médio para cada apresentação dos produtos, aplicado sobre a Demanda Bruta pelo preço de fábrica.
É importante esclarecermos conceitos sempre utilizados. Por exemplo, no que diz respeito ao Sell-in e Sell-out, estas são as formas como as empresas fornecem os dados às empresas fornecedoras de auditorias farmacêuticas como a IQVIA e a Close-Up. Sell-in é tudo o que a farmácia compra da distribuição e Sell-out envolve a venda direta sem a distribuição.
Uma vez entendido os conceitos básicos acima, podemos compreender que os indicadores de preços também mereçam atenção especial. O PPP – Pharmacy Purchase Price - é o Preço de Compra da Farmácia, sendo o mais utilizado pela distribuição. Com ciência dele conseguimos saber o desconto que a farmácia teve quando comprou o item através do distribuidor.
Só há PPP para medicamento, tudo que tem preço fábrica, que é o preço do fabricante, atualizado anualmente controlado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), atualizado mensalmente pela lista de preços da ABCFARMA.
Lembrando que a regra de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do estado de São Paulo vai se estender para o Brasil inteiro, então o ICMS passará a ser de 18% para medicamento, com a exceção de genéricos que tem 12% de ICMS.
Já o Preço de Venda ao Consumidor é exatamente o preço praticado na loja e é ponderado de acordo com a demanda de cada região e mede o mercado inteiro, incluindo os não medicamentos, já que as farmácias brasileiras dispõem hoje de mais de 150 mil SKUs (Stock Keeping Unit – Unidade de Manutenção de Estoque.
Os produtos são divididos e agrupados em categorias:
OTC - Over The Counter, que envolvem os:
MIPs - Medicamentos Isentos de Prescrição, mais vitaminas e colírios;
RX - Medicamentos tarjados;
Genéricos;
Similares;
Consumer Health - que engloba PAC - Personal Care – tudo o que é cuidado pessoal, higiene, dermocosméticos e cosméticos;
PC - Patient Care: Cuidados dos pacientes, como tira de glicemia, medidor de pressão, nebulizador, fraldas infantis e adultas);
NTR - Nutricionais: Nutrição infantil, adulta e geriátrica, como se fosse a parte alimentar dentro da farmácia.
Ainda há uma nova denominação para medicamentos, trade. São aqueles que têm descontos acima de 50% na venda ao distribuidor, com foco de trabalho no PDV - Ponto de Venda (PDV). Sem promoção e divulgação em outros meios.
Mas existe outra segmentação em 4 níveis, que classifica, basicamente os medicamentos de acordo com o sistema de atuação do organismo:
Nível 1: Classe Terapêutica, por exemplo: musculoesquelético;
Nível 2: Anti-Inflamatórios, Antirreumáticos, Relaxante Muscular – que descreve a ação medicamentosa;
Nível 3: Detalha a ação medicamentosa;
Nível 4: Especifica se é uma associação de substâncias, de moléculas e a via de administração.
Entendendo melhor as definições usadas pelo mercado:
Redes de Farmácias são aquelas lojas que têm a partir de seis Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJs) com a mesma raiz.
Associativismo e Franquias envolvem as redes da Federação Brasileira das Redes Associativistas, independentes de Farmácias (Febrafar) e da Farmacas, por exemplo.
Independentes - As farmácias que não fazem parte de nenhuma associação e gerenciam seus negócios de forma própria.
Delivery - que englobam os e-commerces; lojas com foco em medicamentos de alto custo e especialidades.
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