O DDD® - Drug Distribution Data (Dados de Distribuição de Medicamentos) - é um estudo com perfil estatístico regionalizado de vendas de produtos farmacêuticos realizado pela IQVIA®.
Para o DDD® a base de informações é feita através da microfilmagem das notas fiscais emitidas para as farmácias pelas distribuidoras, sendo captado o que cada farmácia consome e através do respectivo endereço é computado o resultado das vendas por bairro.
O relatório é publicado mensalmente e tem como objetivo mensurar o resultado das vendas por território (cidade/bairro).
Ao analisar cada território separadamente pode-se implementar estratégias locais e permitir ao Representante Farmacêutico um completo gerenciamento de sua área de atuação (Setor). Antes de existir essa ferramenta, era muito difícil analisar o desempenho de cada Setor.
Possibilidade de análise
- Selecionamos uma determinada classe terapêutica, sob a qual desejamos analisar o desempenho dos produtos.
- Selecionamos o território, que pode ser um conjunto de Estados, um Estado, um conjunto de cidades, uma cidade, um conjunto de bairros e até mesmo um único bairro.
- Aparecem os resultados acumulados nos últimos 12 meses, o que se vende nesta classe terapêutica no território selecionado (US$), bem como a participação dos produtos neste território.
Os dados de vendas da Indústria Farmacêutica, em geral, estão sujeitos a um certo nível de bloqueio de informações que afetam a integridade global dos dados. Bloqueio este iniciado geralmente por conta dos contribuintes que mantém seus dados retidos a partir do fluxo de dados das vendas. Apesar de tudo isso, os dados de vendas DDD® é o padrão mais utilizado para medir o total de vendas dos produtos na Indústria Farmacêutica.
As aplicações destes dados de vendas na Indústria Farmacêutica são inúmeros, e podem incluir: o desempenho total de vendas dos produtos, cálculos das cotas de mercado, a previsão de demanda de produção, previsão de vendas, análise de ROI, segmentação, a remuneração da força de vendas, avaliação de oportunidades, avaliação de empresas, licenciamento, inteligência competitiva, a execução do contrato, etc.
O DDD® - Drug Distribution Data - disponibiliza atividades de vendas vinculadas subnacionalmente por loja. As venda dos medicamentos pelos atacadistas para o Não Varejo (hospitais, institutos, etc.) e o Varejo (farmácias, pedidos por correio, etc.).
Os dados de Varejo estão disponíveis no nível de CEP (código postal), enquanto os dados de vendas não varejistas estão disponíveis em um nível de tomada / conta, não sendo as vendas reais feitas por meio das prescrições. Os dados DDD são os dados de venda e, portanto, considerados em um nível agregado.
Os dados de vendas de produtos farmacêuticos são a coleção de transações de vendas entre os laboratórios fabricantes de medicamentos, atacadistas e as farmácias de vendas por correspondência que compõem as vendas totais de um produto. Todas as vendas de produtos são originárias do fabricante do medicamento. O produto pode ser revendido uma ou mais vezes até chegar ao paciente. Portanto, as transações de dados de vendas podem capturar a venda da mesma unidade do produto mais de uma vez.
Os dados de vendas do DDD® introduzem regras para evitar a dupla contagem de transações, mantendo a mais próxima das tomadas do ponto de atendimento. Por exemplo, para atacadistas que relatam seus dados de vendas para o DDD®, as transações de vendas do fabricante nesses atacadistas são omitidas. Ou, quando um atacadista fornece outro, e o segundo atacadista informa seus dados de vendas ao DDD®, as transações entre os dois atacadistas são omitidas.
Ao mesmo tempo, os dados de vendas do DDD® são contabilizados para os não-reportados, tomando um passo acima para capturar as vendas para os não-reportados pela entidade fornecedora. Assim, contabilizando quase todas as vendas feitas dentro do sistema de distribuição.
Embora a grande maioria das transações seja realizada entre atacadistas e prestadores de serviços de saúde, as transações do fabricante são parte dos dados de vendas do DDD®. Os dados de vendas do DDD® usam essas transações para contabilizar quaisquer vendas diretas pelo fabricante para pontos de atendimento de saúde e vendas para atacadistas sem relatórios. O significado das vendas diretas de um fabricante depende do seu nível de vendas diretas.
Os dados de vendas farmacêuticas em geral estão sujeitos a um certo nível de bloqueio de dados que afeta a integridade geral dos dados. O bloqueio de dados é iniciado geralmente por contas de saúde ou pagadores que desejam que seus dados sejam retidos do fluxo de dados de vendas. Apesar de tudo isso, os dados de vendas do DDD® são o padrão ouro para medir as vendas totais de preços de lista para produtos farmacêuticos.
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