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PBM | Modelos Básicos

PBM | Modelos Básicos


Existem dois modelos básicos de PBM - Programa de Benefício em Medicamentos (Pharmacy Benefit Managers) com os quais a farmácia pode se relacionar:

  • Diretamente com a indústria ou 
  • Por intermédio de operadoras de saúde ou das áreas de recursos humanos das empresas.

A demanda que chega à farmácia pode vir de um cliente buscando um Programa de Benefício de Medicamentos que a Indústria Farmacêutica subsidia ou por meio de algum benefício que o cliente tenha recebido de um Plano de Saúde ou do RH da empresa onde trabalha. Há também outros modelos, como cartões de desconto.


PBM | A importância do Acompanhamento dos Pacientes

PBM | Modelos Básicos

PBM | Treinando As Equipes para o Promoverem junto aos Clientes

PBM | Requisitos para implantar

O que é a Jornada do Paciente?
O que é PBM - Programa de Benefício em Medicamentos?

O que é PBM - Pharmacy Benefit   Management?



A Relevância da Assistência Financeira na Indústria Farmacêutica

Assistência Financeira Melhora a Jornada do Paciente?

Como a Assistência Financeira Melhora o Engajamento do Paciente na Jornada do Paciente Em Evolução

Participar num PBM costuma ser mais vantajoso do que oferecer desconto próprio. Acompanhe o seguinte raciocínio: imagine um programa da indústria em que ela ofereça 20% de desconto para a drogaria, que opta por não ter o PBM e lançar 20% de desconto no balcão. Esse percentual que a farmácia ofereceu fora do programa será “bancado” pela própria farmácia. Oferecer descontos por conta própria, portanto, reduz a margem de lucro da loja, pois os 20% de desconto poderiam ter saído da indústria e não do caixa da farmácia.

No caso de empresas, geralmente, o RH faz o desconto em folha de pagamento e repassa à farmácia. Para entender melhor, considere um produto de R$ 100 com 20% de subsídio oferecido pelo RH. Nesse caso, é a empresa que está custeando esse desconto, o que significa que a farmácia vai receber o valor integral do produto, deixando de comprometer sua margem. O estabelecimento vendeu com desconto, mas receberá o preço cheio, porque quem bancou os 20% foi a empresa. Para a farmácia, esse modelo é excelente, pois preserva a margem dela.

Leia a série de artigos:
Patient Centricity - Tem Futuro na Indústria Farmacêutica?
O caminho a seguir - Patient Journey | A Jornada do Paciente Em Evolução
Sua Empresa Está Preparada para o Novo Normal ? Patient Journey | A Jornada do Paciente Em Evolução
 

















Patient Centricity: Equilíbrio entre o Potencial da Ciência e os Resultados com Pacientes
Estratégias de Telesaúde em Ensaios Clínicos - Patient Journey | A Jornada do Paciente Em Evolução
A Assistência Financeira é a Porta de Entrada para o Engajamento do Paciente - Patient Journey | A Jornada do Paciente Em Evolução




































Outro modelo bastante conhecido é o Programa Aqui Tem Farmácia Popular, um tipo de PBM em que ocorre a coparticipação do governo no pagamento do medicamento. O cliente compra com desconto ou leva o produto de graça, mas o varejista recebe o valor integral. A farmácia recebe o preço cheio porque quem banca esse desconto é o governo. Dessa forma, a margem de lucratividade não é comprometida.

Logo, o PBM pode ser sim uma estratégia bastante eficaz para a farmácia, elevando o faturamento e melhorando a rentabilidade, uma vez que o desconto aplicado é subsidiado por outros players da cadeia e não será subtraído da margem de lucro do estabelecimento. Além disso, atraídos pelos melhores preços, os clientes comprarão outros produtos na farmácia.

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Indústria Farmacêutica | CRM - 01 - Colocando o Painel Médico na Academia 









CRM - COMO sua Empresa faz a Gestão de Eventos? 






 


OS SETE Benefícios dos CRMs Farmacêuticos



Processos Automatizados - 1º de SETE Benefícios dos CRMs Farmacêuticos


 

Integração com Banco de Dados do Setor - 2º de SETE Benefícios dos CRMs Farmacêuticos

Rastreando a Jornada do Cliente - 3º de SETE Benefícios dos CRMs Farmacêuticos

CRM Móvel - 4º de SETE Benefícios dos CRMs Farmacêuticos

Enriquecimentos dos Dados - 5º de SETE Benefícios dos CRMs Farmacêuticos

Marketing Direcionado - 6º de SETE Benefícios dos CRMs Farmacêuticos










 




Rastreamento de Atividades - 7º de SETE Benefícios dos CRMs Farmacêuticos





 
































































Leia também:
Omni-Channel Marketing - Indústria Farmacêutica e de Saúde - 01 - Abordagens Digitais - Comunicação com os Pacientes

Omni-Channel Marketing - Indústria Farmacêutica e de Saúde - 02 - Abordagens Digitais - Indo Além dos Medicamentos com a Prestação de Serviços

Omni-Channel Marketing - Indústria Farmacêutica e de Saúde - 03 - Abordagens Digitais - Melhoria no Diagnóstico e Adesão

Omni-Channel Marketing - Indústria Farmacêutica e de Saúde - 04 - Abordagens Digitais - Melhores Práticas de Vendas

Omni-Channel Marketing - Indústria Farmacêutica e de Saúde - 05 - Abordagens Digitais - P&D e a Eficiência na Cadeia de Suprimentos

Omni-Channel Marketing - Indústria Farmacêutica e de Saúde - 06 - Abordagens Digitais - Desenvolvimento de Medicamentos e Dados do Mundo Real

Livros:
O Representante Farmacêutico - Buscando a Efetividade: 5 Importantes Características (Série O Representante Farmacêutico Livro 2)
O Representante Farmacêutico e a Solidão: Superando pelo Exemplo (Série O Representante Farmacêutico Livro 1) Visita Médica Produtiva: Conexão Emocional A EXPERIÊNCIA (ARTIGOS ESCRITOS COM FOCO NO MERCADO FARMACÊUTICO BRASILEIRO Livro 2) 

Painel Médico: Mantenha o Controle
 Motivação: Estruturação da Força de Vendas - Desenvolvendo equipes na Indústria Farmacêutica Visita Médica Produtiva: Criando uma Conexão Emocional (ARTIGOS ESCRITOS COM FOCO NO MERCADO FARMACÊUTICO BRASILEIRO Livro 1) Liderança: Desenvolvendo equipes na Indústria Farmacêutica - Estruturação da Força de Vendas

Colocando o Painel Médico na Academia: Série Painel Médico Livro 1    

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