Existem dois modelos básicos de PBM - Programa de Benefício em Medicamentos (Pharmacy Benefit Managers) com os quais a farmácia pode se relacionar:
- Diretamente com a indústria ou
- Por intermédio de operadoras de saúde ou das áreas de recursos humanos das empresas.
A demanda que chega à farmácia pode vir de um cliente buscando um Programa de Benefício de Medicamentos que a Indústria Farmacêutica subsidia ou por meio de algum benefício que o cliente tenha recebido de um Plano de Saúde ou do RH da empresa onde trabalha. Há também outros modelos, como cartões de desconto.
Participar num PBM costuma ser mais vantajoso do que oferecer desconto próprio. Acompanhe o seguinte raciocínio: imagine um programa da indústria em que ela ofereça 20% de desconto para a drogaria, que opta por não ter o PBM e lançar 20% de desconto no balcão. Esse percentual que a farmácia ofereceu fora do programa será “bancado” pela própria farmácia. Oferecer descontos por conta própria, portanto, reduz a margem de lucro da loja, pois os 20% de desconto poderiam ter saído da indústria e não do caixa da farmácia.
No caso de empresas, geralmente, o RH faz o desconto em folha de pagamento e repassa à farmácia. Para entender melhor, considere um produto de R$ 100 com 20% de subsídio oferecido pelo RH. Nesse caso, é a empresa que está custeando esse desconto, o que significa que a farmácia vai receber o valor integral do produto, deixando de comprometer sua margem. O estabelecimento vendeu com desconto, mas receberá o preço cheio, porque quem bancou os 20% foi a empresa. Para a farmácia, esse modelo é excelente, pois preserva a margem dela.
Outro modelo bastante conhecido é o Programa Aqui Tem Farmácia Popular, um tipo de PBM em que ocorre a coparticipação do governo no pagamento do medicamento. O cliente compra com desconto ou leva o produto de graça, mas o varejista recebe o valor integral. A farmácia recebe o preço cheio porque quem banca esse desconto é o governo. Dessa forma, a margem de lucratividade não é comprometida.
Logo, o PBM pode ser sim uma estratégia bastante eficaz para a farmácia, elevando o faturamento e melhorando a rentabilidade, uma vez que o desconto aplicado é subsidiado por outros players da cadeia e não será subtraído da margem de lucro do estabelecimento. Além disso, atraídos pelos melhores preços, os clientes comprarão outros produtos na farmácia.
Clique aqui e nos contate via What's App para avaliarmos seus projetos
Comente e compartilhe este artigo!
brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: