Leia a série TikTok para HCPs
Aí está, leia os conteúdos para as demais Redes Sociais abaixo:
Vejam Karan Rajan, um HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde) que trabalha como cirurgião geral e professor clínico no Imperial College London e na Universidade de Sunderland.
Além de sua carreira offline, ele já acumulou 4,6 Milhões de seguidores do TikTok, 300 mil seguidores no Instagram e 215 mil inscritos no YouTube. Grande parte do conteúdo no TikTok procura dissipar mitos comuns e desinformação relacionada à saúde e à medicina. Um vídeo recente em sua página, com mais de 870 Mil visualizações, tratou de um vídeo sobre uma "nova cepa COVID 'Deltacron'" onde ele garantiu aos seus seguidores que isso não existe.
Dr. Karan não é o único médico a combater notícias falsas no TikTok, na verdade em sua entrevista com Cochrane, o Dr. Austin Chiang da AHSM especificou que devido à natureza de questões médicas "sérias e complexas" que estão sendo discutidas online, há uma maior exposição à desinformação e à deturpação das evidências. Portanto, os HCPs devem estar devidamente equipados e preparados para combater essas notícias falsas nas mídias sociais e compartilhar informações confiáveis.
Como é um influenciador HCP no TikTok?
Profissionais médicos em todo o mundo, em todas as especialidades e níveis de experiência, desde a faculdade de medicina até o cargo de professor, podem construir uma plataforma e comunidade no TikTok. A natureza do algoritmo do aplicativo (construído sobre visualizações, compartilhamentos, curtidas e conclusão de vídeo) permite que o conteúdo seja mostrado à página "For You" de qualquer usuário que possa achar interessante ou útil. Com base no engajamento e estatísticas, qualquer vídeo pode se tornar viral, ou até mesmo iniciar um desafio de tendência.
Com conteúdo consistente e divertido, muitos HCPs construíram seguidores impressionantes no TikTok, recebendo milhares de visualizações diariamente. Alguns dos melhores médicos com mais de um milhão de seguidores abrangem de residentes recém-qualificados a consultores líderes, todos os quais compartilham uma paixão para educar e entreter, muitas vezes vinculando-se a contas adicionais de mídia social.
Cada um desses influenciadores HCPs desenvolveu seu próprio nicho e público no TikTok, educando seus seguidores sobre áreas relacionadas à sua própria especialidade.
Tendo cunhado o termo DOL - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital) há mais de uma década, acompanhamos os comportamentos de HCPs influentes com comunidades prósperas de pacientes e colegas no Twitter e outras plataformas, e agora o TikTok permitiu que esses DOLs aparecessem de uma maneira nova e envolvente.
Oportunidade de aprender e crescer no TikTok
Apesar de um algoritmo altamente conceituado, os criadores têm um controle relativamente baixo sobre seu público potencial, e até mesmo quais vídeos se tornarão virais. A chave para o sucesso do conteúdo do TikTok é a consistência, o valor do entretenimento e a honestidade – por um criador compartilhando um tema pelo qual eles são apaixonados, eles serão capazes de alcançar um público, através do algoritmo do TikTok, que também pode estar interessado e, portanto, mais propenso a seguir e se envolver com seu conteúdo.
#MedTok é apenas um tópico no TikTok com muitos subgêneros, desde especialidades específicas como dermatologia e ginecologia até #MedSchool e #WomenInMedicine. Também se sobrepõe a outros interesses, como mães trabalhadoras que expõem como equilibram suas tarefas diárias e HCPs que dão insights sobre suas rotinas de academia e dietas.
A extensão do conteúdo no TikTok está crescendo e as colaborações reúnem criadores em todo o mundo. Alguns HCPs aproveitaram para trabalhar com marcas relevantes, desde aplicativos de verificação de sintomas até ferramentas de estudo. Estudante de medicina do terceiro ano, Josefine Holum (@josefineholum) trabalhou com marcas, e construiu um seguimento para seus testes médicos e jogos educacionais.
As partes interessadas do setor têm a oportunidade de aprender com os HCPs e entender o conteúdo que estão priorizando no TikTok. Com esses aprendizados, as empresas podem vir ao lado dos clientes HCPs, mesmo com colaborações DOL, com conteúdo adicional e recursos adequados para um público mais jovem na plataforma. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aproveita com sucesso sua plataforma TikTok, muitas vezes com colaborações especializadas de HCPs para educar sobre uma variedade de questões de saúde pertinentes.
Com tanto potencial, não é surpresa que os HCPs tenham montado uma comunidade tão próspera e informativa no TikTok. Apesar de sua vida útil relativamente curta até agora, muito conteúdo criado no TikTok é disseminado em outras plataformas, como Instagram e Twitter, onde os HCPs têm seguidores existentes. O formato de vídeo único e de forma curta de última geração atrai um público de grande alcance e deixa mais espaço para a criatividade do que um post no Twitter, permitindo que os HCPs se expressem de forma individualizada.
Para aqueles que possam ter resistido ao hype do TikTok, ou assumido que é apenas para a Geração Z, tenha certeza de que há um lugar para as partes interessadas em saúde.
No geral, o TikTok oferece um lugar para educação, entretenimento e conexão internacional. Os HCPs de todas as origens e níveis de conhecimento podem apresentar suas perspectivas únicas de forma criativa para compartilhar conhecimento e incentivar outras pessoas, bem como fornecer informações acessíveis e corretas para a geração mais jovem. À luz da pandemia e da temporada de transformação digital que se seguiu, o TikTok é uma grande adição a um repertório existente de canais de mídia social para engajamento médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: