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Como Envolver-se com DOLs - Líderes de Opinião Digital

Como Envolver-se com DOLs - Líderes de Opinião Digital
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Atualizado em 23.01.24

A palavra Key Opinion Leader é amplamente usada no setor de saúde, no entanto, existem novos líderes de pensamento emergentes chamados DOLs - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital) que estão se tornando cada vez mais conhecidos no mundo da saúde. Os DOLs dominam como compartilhar e acessar informações no mundo digital por meio do uso das mídias sociais, então como exatamente você se envolve com um DOL?

O que é um DOL - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital)?

O que é um DKOL - DKOL - Digital Key Opinion Leader (Líder Chave de Opinião Digital)?

O que é um KOL - Key Opinion Leader (Líder de Opinião)?

O que é um COL - Connected Opinion Leader?
O que é um POL - Patient Opinion Leader?

Em um mundo onde as informações são compartilhadas e acessadas digitalmente, você quer ter certeza de que está na vanguarda do aproveitamento desse recurso e de usá-lo a favor do seu negócio.


O que são DOLs?

O termo DOLs é amplamente utilizado em todo o setor de saúde, é uma maneira de descrever os Key Opinion Leaders que têm uma grande presença e influência online - semelhante aos seus influenciadores tradicionais de mídia social.

Com o súbito surto de COVID-19 em 2020, forçando as empresas a se adaptarem ao mundo digital, a ascensão dos DOLs tornou-se mais aparente no setor de saúde e mudou a forma como os HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde) estão se relacionando e compartilhando fontes de informações dentro seus campos relacionados.

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A diferença entre DOLs e KOLs

Você provavelmente está se perguntando qual (se houver) é a diferença entre um Líder de Opinião Digital e um Líder de Opinião Chave? Bem, há uma ligeira sobreposição entre os dois, pois ambos DOLs e KOLs são considerados influentes em suas especialidades.

Dito isto, a maior diferença entre um DOL e um KOL é a maneira como eles se envolvem com seu público e com quem estão falando - tudo isso pode ter impactos diferentes para o seu negócio.

Com a presença de DOLs em plataformas digitais como; mídias sociais, podcasts e vodcasts, eles têm um alcance, engajamento e possivelmente tipo de audiência muito diferentes, ou seja, a maneira como usam seus canais e como se comunicam difere dos KOLs tradicionais. Tradicionalmente, os principais Líderes de Opinião se comunicam com HCPs em conferências | eventos e podem ser encontrados em órgãos profissionais ou conselhos consultivos, além de escrever para as principais publicações da mídia.

Um dos resultados mais poderosos de ter uma presença digital na área da saúde é a velocidade com que as informações são compartilhadas e acessadas pelo público, no entanto, isso pode colocar algumas questões sobre como você controla quais informações são compartilhadas e como.

Dependendo de suas metas e objetivos, como você mapeia e se envolve com KOLs e DOLs pode diferir dependendo do resultado desejado de sua estratégia de negócios. Embora os passos iniciais no mapeamento de seus KOLs | DOLs permaneçam os mesmos, você precisa ter em mente que os DOLs terão influências diferentes e se comunicarão de maneira diferente com os KOLs, portanto, sua estratégia de engajamento com eles precisará considerar isso.

Cinco etapas para se envolver com seus DOLs

O envolvimento com seus DOLs será inevitavelmente diferente de como se envolve com os KOLs, porque a maneira como eles se comunicam é diferente, portanto, depois de identificar os DOLs que deseja atingir, como exatamente você se envolve com eles?

Conheça suas plataformas preferidas

Torne-se um seguidor

Faça uma análise da concorrência

Fale sua linguagem digital

Colabore com eventos online


1. CONHEÇA SUAS PLATAFORMAS PREFERIDAS

Antes de começar a se envolver com seus DOLs, certifique-se de saber quais plataformas estão usando, em quais são mais ativos e quantos seguidores têm em cada uma delas. Ter uma visão completa de como um determinado DOL interage com seu público permitirá que identifique quem funcionaria melhor para suas metas e objetivos.

Como parte de sua estratégia, pode ter certas plataformas que funcionam melhor para sua empresa, pode usar essas informações para direcionar os DOLs que complementam seu plano de negócios.

2. TORNE-SE UM SEGUIDOR

Isso pode parecer óbvio, mas é importante que siga os DOLs de seu interesse em todas as plataformas em que estejam presentes. Depois de se tornar seu seguidor, poderá ver como se envolvem com o público, com que frequência lançam conteúdo e quais informações estão compartilhando.

3. FAÇA UMA ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

Seguir um DOL lhe permitirá fazer algumas análises de concorrentes - com quem seus DOLs estão trabalhando? Quais são as informações que estão compartilhando? Como pode alavancar isso para o seu negócio?

Ao entender quem está trabalhando com quem, pode segmentar ainda mais sua lista para garantir a parceria com o melhor DOL para o seu negócio.

4. FALE SUA LINGUAGEM DIGITAL

Os DOLs digerem e compartilham informações de maneira diferentes dos KOLs, portanto, quando estiver interagindo com eles, certifique-se de estar falando a linguagem digital deles. Com isso queremos dizer, mudar a forma como apresenta seu material, por exemplo, pense em conteúdo de vídeo pré-gravado, carrosséis ou pequenos trechos que podem compartilhar durante um período de tempo.

Ao fornecer informações em seu formato preferido, poderá criar um relacionamento e ter algum controle sobre como apresentar suas descobertas e negócios.

5. COLABORE COM EVENTOS ONLINE

Não tenha medo de colaborar com DOLs através de webinars online, conferências ou mesmo sessões de perguntas e respostas 'ao vivo' feitas através de mídias sociais como; Twitter, Instagram ou LinkedIn. Certifique-se de que sua marca esteja digitalmente presente e envolvida com seus DOLs também - ter sua própria presença online é tão importante quanto explorar o recurso de outra pessoa.

Quais plataformas usam?

Provavelmente a maior plataforma usada entre os DOLs é o Twitter, uma plataforma que permite aos profissionais compartilhar seus pensamentos com seus seguidores, expandir sua rede e interagir com outros profissionais em tempo real. Além disso, outras plataformas utilizadas são Instagram e WhatsApp.

Notavelmente, há uma série de podcasts em que o HCP apresenta , todos focados em tudo, desde políticas de saúde até os mais recentes desenvolvimentos e tendências do setor, todos com um público diversificado baseado em ouvi-los.

Pensamentos finais

Os DOLs criaram um novo espaço no setor de saúde, desafiando a forma como as organizações se conectam e compartilham informações. Embora os KOLs tradicionais ainda sejam altamente considerados entre seus pares, o surgimento e o avanço de novas tecnologias só continuarão a aumentar a presença e a reputação dos DOLs, portanto, é importante estar ciente e na vanguarda dessa nova voz em ascensão.



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