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O Propagandista Farmacêutico é uma peça-chave no marketing da Indústria Farmacêutica. Ele é quem faz a propaganda e comercialização dos produtos junto a consultórios, empresas, farmácias, hospitais e outros estabelecimentos. Para que esse profissional tenha sucesso no desempenho desse papel, ele precisa estar atualizado sobre as principais tendências e lançamentos do setor.
Mas não apenas isso: para ganhar em performance, ele precisa saber como orientar profissionais da saúde sobre o melhor medicamento para determinada patologia e falar sobre novas formas de uso para produtos já existentes, mostrando que podem melhorar a qualidade de vida do paciente.
Qual a importância do propagandista farmacêutico na indústria farmacêutica?
De acordo com o Sindusfarma, o mercado farmacêutico deve crescer em torno de 12% em 2022 e cerca de 10% em 2023. Mesmo diante de tempos difíceis, é um dos setores com melhor expectativa de crescimento no país.
Para ganhar espaço e manter um crescimento igual ou superior a esse projetado, as empresas farmacêuticas precisam de uma equipe de propagandistas farmacêuticos de alta performance: eles são peça-chave nesse crescimento.
O Propagandista Farmacêutico não apenas oferece produtos, mas cria uma relação de confiança com a classe médica, pois leva conhecimento médico-científico e atualizações do setor, vinculando-os a novos medicamentos, usos alternativos e posologias. Desse modo, além de ter boa fluência verbal, ele precisa contar com ótimas habilidades interpessoais.
Quais as características de um propagandista farmacêutico de sucesso?
Encontrar um Propagandista Farmacêutico de alta performance requer conhecer as características essenciais a esse perfil profissional. Por isso, elencamos os pontos mais importantes a serem considerados na seleção do profissional ideal. Veja!
Capacidade de autogerenciamento
Um Propagandista Farmacêutico de excelência precisa conseguir gerenciar a própria rotina e carreira. Ele deve planejar sua agenda de modo coeso e organizado, focando em manter o relacionamento com o cliente. Ou seja: realizar a manutenção da relação, fechando vendas e já projetando as próximas negociações com o cliente.
Além disso, ele precisar dominar ferramentas como o Excel, para lidar com funis de vendas, calendários de visitas, metas, relatórios, além de participar de reuniões de orientação e resultados periódicas, planejando seu dia a dia com base no que nelas for definido.
Habilidades de vendas
Requisito básico ao profissional: ser orientado para fechar vendas. Por isso, ele deve ser eloquente e ter bom poder de persuasão e convencimento. Para melhorar a forma dos seus argumentos, ele tem que conhecer o que vende — portanto, ter uma rotina de estudo e pesquisa a respeito da área —, demonstrando conhecimento técnico e boa argumentação. Só transmite segurança quem sabe do que está falando.
Além disso, é preciso ter jogo de cintura e persistência para convencer o cliente a adotar determinado produto ou equipamento pensando em melhores resultados para seus pacientes.
Especialista na área
Em geral, a procura é por profissionais formados em Farmácia, Administração ou áreas afins. O ideal é traçar um perfil que esteja de acordo com o da sua empresa e verificar quais formações e cursos são mais adequados.
Algumas empresas preferem a graduação em Farmácia e especializações nas áreas de vendas, marketing ou gestão de pessoas, de forma que ele tenha profundo conhecimento técnico sobre medicamentos e equipamentos e desenvoltura na área comercial. Assim, cursos de atualização e reciclagem também são muito bem-vindos no perfil desse profissional.
Além disso, para ter acesso a periódicos e artigos publicados fora do país, é muito importante que o propagandista tenha fluência em outras línguas, especialmente no inglês.
Bom relacionamento interpessoal
A maior parte do trabalho do propagandista farmacêutico é “em campo”, ou seja, se deslocando entre clientes. Por isso, é importante que tenha excelentes habilidades interpessoais, já que ele deve passar confiança e criar um vínculo com sua carteira de clientes, de modo a gerar um diálogo perene.
Isso, aliado a um bom perfil de vendas, resiliência e domínio da comunicação oral e escrita, são os melhores ingredientes para o sucesso.
Como encontrar um propagandista de alta performance?
Para encontrar o profissional ideal, é importante que a empresa estabeleça os critérios que busca. Assim, ela pode avaliar de forma mais objetiva, comparando o que espera com aquilo que o candidato tenha a oferecer.
Por exemplo, é importante que ele tenha experiência em propaganda médica? Pode ser na indústria ou na área de manipulação? Há quem não faça questão desse requisito, desde que o perfil se encaixe nas qualidades buscadas.
De toda forma, você pode definir requisitos como:
Graduação em áreas médicas ou ciências da vida;
Experiência em vendas médicas;
Domínio do pacote Office;
Excelente capacidade de negociação;
Bom nível de organização pessoal e profissional;
Fortes habilidades de comunicação;
Maestria no atendimento ao cliente;
Resiliência e persuasão.
A seguir, reunimos algumas dicas a seguir sobre como encontrar Propagandista Farmacêutico de alta performance. Confira a seguir questões fundamentais para uma seleção bem-sucedida!
Dê preferência a propagandistas com curso superior na área
A graduação em áreas relevantes para a atividade — como Farmácia, Enfermagem etc. — é a preferência de boa parte dos empregadores, embora também sejam aceitos candidatos com qualquer formação acadêmica. É importante avaliar o currículo como um todo, considerando experiências em vendas médicas, ambientes de vendas ou outras funções voltadas para o cliente.
Priorize quem tem pós-graduação
Profissionais que investem em sua carreira são primordiais. Por isso, é importante ter mais que o diploma de bacharel. Avalie se o candidato tem formações complementares e especializações como MBA em saúde, mestrado em alguma área de negócios ou de ciências da vida.
Esse tipo de característica indica que ele investe em si mesmo, em sua melhoria contínua, no desenvolvimento de suas habilidades e explora seus interesses profissionais. As certificações também trazem pontos positivos.
Pergunte sobre cases de sucesso
As histórias demonstram experiências em campo e mostram como o candidato lidou com situações atípicas. Elas podem vir de estágios e experiências anteriores. O importante é perceber como o profissional se porta em diferentes cenários e que estratégias utiliza nos processos de relacionamento e vendas.
Desenvolva dinâmicas de contratação
Observar, na prática, a postura do profissional é muito importante para sair da avaliação teórica em uma entrevista. Por isso, conte com as dinâmicas de contratação. Nelas, você pode propor atividades que avaliem:
- Seus métodos de pesquisa;
- Suas habilidades organizacionais;
- Características como resiliência e paciência;
- A consciência comercial do propagandista;
- A capacidade de ouvir e absorver informações estratégicas da escuta ao cliente;
- Proponha dinâmicas próximas da realidade, como situações em que o candidato comunique, eduque e explique sobre os benefícios de um novo suprimento médico.
Assim, é possível avaliar a excelência na sua capacidade de repassar informações e se comunicar, explicando benefícios potenciais e a superioridade de seus produtos frente aos concorrentes.
Prefira candidatos com boa visão estratégica
Um propagandista farmacêutico de excelência sabe aproveitar as oportunidades para fechar e recomendar parcerias de sucesso.
Ele deve conhecer o que há de melhor na área médica e farmacêutica e fazer indicações de produtos e serviços que muitas vezes não estão diretamente ligados ao seu trabalho, mas que o colocam como um profissional de valor. Alguém com quem a interação e a conversa sejam importantes para o médico.
Por exemplo, é importante conhecer as melhores ferramentas e tecnologias da área farmacêutica que médicos podem usar no dia a dia. Assim, quando aderir a alguma delas e perceber seus benefícios, o propagandista e a marca que representa estarão presentes na cabeça do cliente.
Como você pode ver, encontrar um propagandista farmacêutico de alta performance não tem segredos escondidos: é avaliar um conjunto claro de características que o profissional deve ter para se alinhar ao padrão da sua empresa.
Por isso, é importante que a marca também tenha esse perfil e conhecimento, para alimentar no profissional o desenvolvimento das características primordiais para o sucesso.
Reference: https://www.indeed.com/career-advice/finding-a-job/pharmacutical-sales
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