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Atualizado em 23.01.24
À medida que a discussão científica acontece cada vez mais online, sua equipe de Assuntos Médicos precisa aprimorar cada vez mais a maneira de 'ouvir' conversas. Mas em canais com pelo menos meio bilhão de contribuições diárias, isso pode ser desafiador. Outro aspecto relevante a considerar envolve o ruído ao redor. É neste momento que consieramos uma abordagem sofisticada: a escuta digital.
A escuta digital é o processo de filtrar o grande (e em rápida aceleração) mundo do conteúdo digital até as contribuições importantes e influentes que podem ajudar a informar sua estratégia médica.
Essa filtragem começa com uma pesquisa científica que estabelece o conteúdo relevante para áreas terapêuticas específicas ou doenças de seu interesse. Como nem todas as contribuições nessa pesquisa serão impactantes ou úteis, é importante levar em consideração a fonte das contribuições. Ao filtrar ainda mais o conteúdo relevante para você, você aumenta a qualidade, a validade e a capacidade de ação do que ouve.
Uma das chaves, à medida que começa a ouvir a discussão científica digital, é concentrar seus esforços em especialistas com alcance significativo – os principais DOLs - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital). Para a maioria das equipes de assuntos médicos, tratam-se de profissionais de saúde com especialidades específicas que discutem temas médicos relevantes relacionados a uma indicação específica ou área terapêutica.
Existem três categorias desses prestadores de cuidados de saúde:
Os principais KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião) são os especialistas tradicionais que os assuntos médicos já envolvem. Eles são influentes devido ao envolvimento em estudos, apresentações em congressos e publicações. Os KOLs podem não produzir muito ou nenhum conteúdo digital, mas ainda são muito influentes online porque são citados ou contribuem para o conteúdo que outros postam. Eles são frequentemente entrevistados nas notícias, que são então publicadas online. Eles também podem falar em um evento, gravado, e o vídeo é colocado em vários canais do YouTube. Nesses exemplos, o KOL não é o dono do conteúdo, mas sua influência digital é conquistada ao ser apresentada por aqueles com alcance online significativo.
Os DOLs são especialistas médicos credenciados com alcance digital significativo que estão produzindo e divulgando conteúdo científico relevante online. Eles normalmente têm um envolvimento mínimo em canais tradicionais, como publicações ou apresentações em congressos. Embora cada área terapêutica seja diferente, esses DOLs terão mais de 100 contribuições científicas por mês e, em média, mais de 2.000 seguidores.
Os KOLs que também são pessoalmente ativos nos canais digitais. Têm alcance significativo, publicam conteúdo científico relevante online e estão construindo ativamente sua influência online. Alguns podem estar envolvidos no gerenciamento de conteúdo digital para sociedades ou suas instituições. Esses KOLs também são DOLs, tornando-os um ótimo começo para equipes de assuntos médicos que normalmente já têm um relacionamento com eles.
Como você elimina o ruído para identificar novos DOLs e discussões científicas relevantes envolvendo seus KOLs existentes? Tem as ferramentas, a estratégia e o conhecimento para navegar pelo novo mundo do engajamento digital KOL? Entre em contato conosco hoje para começar a obter novos insights sobre seus KOLs e potenciais novos DOLs.
Veja o vídeo abaixo sobre liderança:
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