É importante descobrir ainda mais informações sobre a identificação e o engajamento com os Líderes de Opinião Digital que são HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde) e tenhamos ainda mais acesso aos recursos dos DOLs - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital).
Os profissionais de saúde influentes online estão mudando o mundo do engajamento em saúde. Aqueles HCPs com perfil DOL, estão conduzindo as decisões das políticas de saúde, definindo as opiniões dos seus pares online e possivelmente moldando a aplicabilidades das moléculas dos seus produtos, bem antes do seu lançamento.
Decidir como identificar, perfilar e engajar DOLs é um processo tão único quanto seus próprios objetivos. Então trabalhe duramente para definir aquilo que é o mais importante no seu cenário particular: A identificação de perfis DOLs.
O que segue, são algumas perguntas que talvez ache útil ao considerar seus DOLs.
1. O que o DOL pensa sobre temas que importam a ambos?
Encontre aqueles HCPs que estão ativamente engajados nos tópicos que percebe ser necessários para sua estratégia. Note também como abrange uma determinada doença, como aborda o tratamento, o problema ou a causa. E então descubra como realmente sente-se sobre tais tópicos.
2. Quais outros profissionais de saúde seguem o DOL?
Precisa saber como é a rede online profissional do HCP: Estão sendo seguidos por outros HCPs, e por quê? Em que papéis profissionais ou especialidades seus seguidores atuam, onde estão?
3. O que o HCP diz online impacta no comportamento dos pares?
Ao estudar as respostas de outros HCPs relevantes, descobrirá se o seus pensamentos realmente exercem alguma liderança nos DOLs, moldando a conversa online profissional e, potencialmente, as ações desses profissionais.
4. Quem ou o que influencia o DOL?
Tendo estabelecido o impacto da liderança de pensamento digital do DOL em seus pares online, será útil descobrir como sua própria conversa digital é afetada por outros, como pares profissionais, pacientes ou organizações.
5. Quais são os tópicos-chave discutidos pelo DOL?
Até agora, sua perspectiva sobre seu DOL está altamente focada nos tópicos onde ambos estão interessados. Para conhecer o HCP mais profundamente, será útil saber com o que mais eles se importam.
6. Em quais canais de mídia social o DOL é influente?
Saber onde e como, um DOL é influente online pode ajudá-lo a considerar um possível engajamento futuro. Se ele não for ativo no canal que já está usando, precisa repensar seus próprios canais ou repensar seu DOL?
7. Que tipo de mídia o DOL gosta de compartilhar?
Analisar as preferências de mídia do Líder de Opinião Digital pode fornecer ferramentas para potencial engajamento e colaboração, e também inspirar suas próprias táticas digitais.
8. Seu Líder de Opinião Digital também é um KOL?
Você provavelmente já sabe quem são seus principais KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião). Algum dos seus KOLs também são DOLs? Para responder a isso, precisa saber se o DOL também é influente offline através de canais tradicionais, e se seus KOLs também estão ativamente engajados online.
9. O Líder de Opinião Digital está aberto à colaboração?
Muitos HCPs, que influentes online, estão ansiosos para colaborar com a indústria ou outras organizações, onde há uma oportunidade mútua para o bem.
10. Você já conhece o Líder de Opinião Digital?
Você pode se surpreender ao descobrir HCPs com quem já está familiarizado, que têm significativa influência online em suas áreas de interesse. Descobrir seus comportamentos online pode ter um grande impacto na sua compreensão e relacionamento.
Descubra como habilitar sua estratégia DOL respondendo a essas 10 perguntas (e muito mais!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: