O TikTok, a nova Rede Social que ganhou destaque especialmente durante a quarentena, também pode ser uma ferramenta útil para os HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde).
O TikTok ganhou destaque especialmente durante a quarentena, e também é uma ferramenta útil para os médicos e profissionais de saúde. Por meio desta plataforma, os HCPs encontraram novos métodos para combater a desinformação, aumentar a conscientização e proporcionar momentos divertidos para pacientes em todo o mundo.
Leia a série TikTok para HCPs
Além disso, como qualquer Rede Social, o TikTok é uma poderosa ferramenta de marketing que pode ajudá-lo a alcançar um público maior e reconhecimento. Agora vamos explicar o que é, como funciona e como um HCP pode usá-la para tirar proveito como médico.
O que é o TikTok? Uma possível ferramenta para médicos
O TikTok é semelhante à antiga Vine, é usada para a criação, edição e upload de vídeos curtos (um minuto ou menos) que usam sincronização musical, elementos de realidade aumentada e filtros.
Através desta plataforma milhões de pessoas em todo o mundo compartilham vídeos engraçados em que fazem uso da sincronização labial para interpretar cenas, ou criar danças divertidas, inserindo música em seus vídeos.
O TikTok tem milhões de usuários e já foi baixado mais de 800 milhões de vezes em todo o mundo, superando Facebook, Instagram e YouTube.
Esses números provam que o TikTok está aqui para ficar, e desde que as pessoas foram forçadas a ficar em confinamento desde a pandemia, tem sido um dos principais meios de comunicação e entretenimento.
Os usuários do TikTok são compostos principalmente por jovens adultos, adolescentes e crianças. Formando assim a Rede Social perfeita para educar e entreter o público.
Como funciona?
Se você sabe o que é DubMash ou Musical.ly, então já tem uma ideia próxima de como o TikTok funciona, pois estes são semelhantes em muitos aspectos. Na verdade, o Musical.ly mesclado com o TikTok oferecem um produto completo em termos de Rede Social focada em vídeos.
O TikTok funciona de forma semelhante ao Instagram, com um feed, usuários, seção de descobertas, e perfis, com a diferença que o TikTok foca em vídeos de música curta.
Explorando os diferentes conteúdos que pode gostar, compartilhar, comentar, seguir outros usuários e até mesmo acessar diferentes hashtags para explorar o conteúdo destacado em cada um deles. Quanto ao tema de edição, você pode acessar ferramentas de edição intuitivas que permitem gravar vídeos em várias fotos, sincronizar a música e adicionar efeitos divertidos.
Como um médico pode usar o TikTok?
O TikTok é uma ferramenta útil para profissionais de qualquer área, e os médicos não são exceção. Na verdade, já existem uma série de usuários na área da saúde que podem ser acompanhados, e a partir daí, se inspirar para criar o próprio conteúdo original e inovador.
O conteúdo destacado entre os HCPs foca em desmascarar mitos da medicina, educar sobre diferentes procedimentos de primeiros socorros, bem como oferecer informações sobre a própria saúde e como melhorá-la, sobre o COVID-19 e sobre medidas de prevenção. Há até muitos que buscam criar consciência e trazer um sorriso através de vídeos engraçados, como danças virais.
Vídeos musicais ou montagens
Estes definem a tendência no TikTok, consistem em vídeos onde os participantes fingem cantar ou executar danças engraçadas de uma música inserida no vídeo.
Shorts de comédia
Uma característica dos vídeos no TikTok é que a maioria está procurando rir. Esse tipo de post é mais elaborado do que memes simples, você encontrará vídeos com pequenas narrativas e várias fotos.
Como HCP, poderá aproveitar para criar um vídeo divertido que também educa o público sobre um tema específico relacionado à saúde, ou também divulgar como é o dia a dia de um médico de forma divertida.
Vídeos de desafio
Pode descobrir desafios no TikTok através de hashtags e trends. Um HCP pode participar de desafios relacionados à saúde ou criar o seu próprio.
Os desafios podem ser de qualquer assunto, e ao explorá-los encontrará alguns muito raros. Não se limite e use a criatividade para criar algo original e favorável no setor médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: