Disclaimer: Aviso! Ao iniciar este artigo, você será exposto a diversas imagens com links para outros artigos que visam atualizá-lo sobre a importância e o impacto do uso de Redes Sociais na Indústria Farmacêutica. Leia o texto principal do artigo, mas não deixe de ler todos os links, assim terá uma visão holística do que está acontencendo no mercado no que diz respeito a marketing digital.
Antes de entrarmos em detalhes, vamos voltar ao básico do TikTok.
TIKTOK | COMO A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA TEM USADO:
O TikTok é uma plataforma de criação e compartilhamento de vídeos. Os vídeos são curtos, rápidos e envolventes e incluem legendas, sons e filtros que costumam ser tendências. As pessoas interagem com esses vídeos curtindo, compartilhando e comentando. O melhor do TikTok é como é fácil criar conteúdo, o que significa que mesmo para iniciantes é fácil se envolver.
Sabia que alguém novo se inscreve no TikTok a cada 8 segundos?
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Por que usar o TikTok?
Alcance orgânico: A saúde mudou para fornecer uma abordagem centrada no paciente, orientada digitalmente e baseada em dados. O TikTok permite que os profissionais de saúde participem da conversa onde seus pacientes estão, fornecendo fatos, diversão e informações em um formato fácil de digerir.
Uma das melhores coisas do TikTok é que o algoritmo funciona mostrando às pessoas o conteúdo que elas estão interessadas, não apenas as pessoas que elas seguem (um gráfico de conteúdo em vez de um gráfico social). Como resultado, as pessoas veem o conteúdo que amam e no qual estão interessadas.
Como isso beneficia as marcas? Você pode chegar à frente de seus clientes sem segui-los! Por ser uma plataforma aberta onde qualquer pessoa pode ser descoberta, o fluxo de conteúdo não é obstruído pela necessidade de alcançar seguidores.
Ao focar em #'s, sons e filtros de tendência, você pode alcançar aqueles que precisa!
Série Canais de Marketing Farmacêutico
Profissionais de saúde no TikTok
Nos últimos anos, milhares de enfermeiros, médicos, dentistas e outros profissionais de saúde aderiram ao TikTok, e por boas razões. Eles sabem que seus pacientes, consumidores e clientes estão usando a plataforma e podem precisar de respostas.
Esses profissionais de saúde podem criar conteúdo que “destrua mitos”, vídeos do “Dia na vida de um médico” ou simplesmente fornecer suas opiniões sobre notícias recentes.
Não são só os jovens no TikTok
Pode parecer que o TikTok é o playground dos jovens, mas não é o caso. Como a Geração Z é mais propensa a criar conteúdo, pode parecer que eles são as únicas pessoas que usam a plataforma, mas na verdade 31% do público do TikTok tem entre 25 e 34 anos.
Pense bem quem é o seu público-alvo, o que ele pode estar procurando e usando a plataforma, e crie seu conteúdo para alcançá-lo.
TikTok para pesquisa
Quando você pensa em pesquisar algo, o Google pode vir à sua mente. Mas você sabia que 40% da Geração Z agora usa o TikTok como mecanismo de busca?
Como você pode ter certeza de que seus vídeos aparecerão quando as pessoas estiverem pesquisando? Faça sua pesquisa de palavras-chave! Use ferramentas tradicionais de SEO para descobrir o que as pessoas estão procurando e aplique isso ao TikTok. Depois de encontrar as palavras-chave, use-as na legenda e em qualquer texto que apareça no vídeo.
Influenciadores de pacientes
Qual a melhor maneira de fazer com que sua marca seja vista pelos consumidores do que ter alguém que usa o produto, ou sofre da doença, falando sobre isso para seus seguidores?
Os influenciadores conhecem seu público e o que desejam ver e são capazes de criar conteúdo natural que realmente ressoe. Não podemos enfatizar o suficiente a importância de permitir que o criador do conteúdo faça o conteúdo de uma forma que ele saiba que funcionará para seus seguidores. Mais sobre isso abaixo!
Criadores de conteúdo TikTok
Os criadores do TikTok conhecem seu mercado, então, se você usar um, confie no processo deles. Eles entendem seus seguidores e como a plataforma funciona para obter ótimos resultados.
Diga ao seu criador como você gostaria que sua marca fosse vista, mas deixe que ele lhe dê ideias de como isso funcionaria na plataforma; afinal, é por isso que você os está contratando!
No setor de saúde, #DoctorsOfTikTok ou #TikTokDocs possuem milhares de vídeos e milhões de visualizações entre eles. Os vídeos vão desde um dia na vida de um médico até fatos sobre anatomia humana e atualizações médicas!
Na nossa época de disseminação de desinformação nas redes sociais, isto dá uma enorme oportunidade para as próprias marcas estarem online, reprimindo as “notícias falsas” e aplicando os factos!
E quanto à conformidade?
Sabemos, e você sabe, a importância da conformidade. A mídia social pode parecer assustadora para as marcas farmacêuticas, é orgânica, é rápida e você pode sentir que pode facilmente sair do seu controle, mas não precisa ser assim. Quer você esteja promovendo um dispositivo médico, um medicamento de venda livre ou um medicamento sujeito a receita médica, as mídias sociais podem funcionar para você, seja para informações sobre produtos, construção de marca ou conscientização sobre doenças.
Usando o TikTok para minha marca de saúde
Para ser bom em marketing, você precisa acompanhar o tempo e a ascensão do TikTok não é diferente.
Para levar sua marca adiante com o TikTok, aqui estão nossas principais dicas:
Abrace os Influenciadores – se as pessoas seguem um influenciador, é mais provável que confiem na sua opinião. Um Influenciador saberá a melhor forma de apresentar as informações ao seu público e você poderá usar a experiência dele a seu favor.
Marketing de Influência
Crie conteúdo exclusivo e envolvente – Reciclar conteúdo de outras plataformas no TikTok simplesmente não é suficiente. Você precisa criar conteúdo novo, empolgante e interessante que os usuários queiram ver mais.
Estabeleça um nicho – se o seu produto é problemático, concentre seu conteúdo nesta área e torne-se a referência para obter informações sobre este tópico.
Se você quiser ajuda para utilizar o TikTok para sua marca de saúde ou farmacêutica, confie em nossa equipe. Adoramos desafios, então entre em contato hoje mesmo e vamos ver como podemos levá-lo adiante!
Série: Propagandista, onde melhorar:
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