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KOLs - Key Opinion Leader - Líder de Opinião - Abrace o Feedback

KOLs - Key Opinion Leader - Líder de Opinião - Abrace o Feedback


Os KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião) são uma extensão importante do sistema nervoso central da Indústria Farmacêutica. Apenas alguns anos atrás, a gestão dos KOLs era limitada apenas a identificação de uns oito a 11 pesos pesados ​​de certas áreas terapêuticas nos eventos promocionais.

Agora, quando mais barreiras regulatórias são construídas em torno dos profissionais de saúde pelos governoscomunidades acadêmicas e pacientes, os Médicos têm menos autonomia e é cada vez mais difícil se obter acesso a eles. Tudo isso vem restringindo as interações face-a-face entre os Médicos e os Reps, reduzindo o pool de KOLs disponíveis para trabalhar com a Indústria Farmacêutica.

Existe grande complexidade científica por trás dos produtos, aumentando a necessidade de um envolvimento perito com os KOLs. As relações com as comunidades médicas tornaram-se mais valiosas em estabelecer o domínio do Mercado. O aumento da importância estratégica juntos aos KOLs, na Indústria Farmacêutica, está se expandindo.

OS MSLs assumiram um papel ainda mais importante como clientes virados para dentro de suas organizações, trazendo as mudanças graduais em abordagens de gestão dos KOLs. Na verdade, o encontro pessoal com os KOLs permanece crítico. Em suas movimentadas aulas, os mesmos Médicos são contatados por várias empresas, por torna-se uma das poucas maneiras efetivas de se manter um compromisso sólido com os KOLs.

Segundo a pesquisa MSL global conduzida pela MSL Society, o gerenciamento de KOLs tem sido a principal atividade na qual os MSLs têm passado a maior parte do tempo. Juntamente com a KOL education e o gerenciamento do Investigator Initiated Study (solicitado principalmente pelos KOLs), essas três atividades tomam mais da metade do tempo de trabalho dos MSLs.




O engajamento com um KOL tem ajudado as empresas a orientarem o (1) desenvolvimento de novos produtos, (2) a geração de dados, (3) o refinamento de estratégias e (4) a criação de conteúdos médicos e promocionais realmente relevantes, (5) creditáveis (6) e convincentes.

Os relacionamentos com os KOLs estão sempre baseados na confiança e na necessidade de cooperação de longo prazo entre ambas as partes. Tomar uma perspectiva diferente, sendo muito reativo às necessidades individuais dos KOLs, ignorando fazer perguntas internas, levará a falta da defesa para os interesses da empresa no relacionamento.

Lembre-se principalmente de que o engajamento KOL passa pelo mesmo ciclo de vida dos produtos da empresa:

  • Aumento,
  • Platô e
  • Declínio gradual do envolvimento. 

Os responsáveis pela gestão do relacionamento com os KOLs regularmente precisam fazer as perguntas certas para determinar se o trabalho atual de um determinado KOL mantém-se alinhado aos objetivos científicos e de negócios da empresa, propondo estratégias de engajamento que se encaixem melhor. Unir essas pontas assegurará um envolvimento de alto nível com os KOLs.

Incentive e acolha sugestões para melhorar seus serviços da empresa. O envolvimento enraizado e ampliado com os KOLs pode direcionar a um desenvolvimento significativo bidirecional de alto nível de drogas e comercialização, reforçando o estatuto da empresa. Qualquer feedback de um KOL é uma base significativa para a melhora e um serviço de qualidade. Mesmo feedbacks negativos trazem insights sobre por que os KOLs podem experimentar uma colaboração insatisfatória.

Capturar opiniões e reclamações dos clientes aumentará a qualidade e relevância das recomendações que podem reformular conceitos, serviços e mensagens. Agradeça aos clientes por responderem feedbacks e por reclamarem. Mesmo os clientes mais irritados são fáceis de aplacar, e ser convertidos em clientes fiéis mais tarde. Quando receber feedback negativo, chegue à raiz do problema, faça perguntas sem fazer declarações. Seja simpático ou pelo menos neutro.

brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com


Veja o vídeo abaixo sobre liderança:


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