Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

6. Leve-o para o Topo - 6 Passos para Conectar-se a um KOL

6. Leve-o para o Topo - 6 Passos para Conectar-se a um KOL


Devido as altas apostas em torno da gestão KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião) e sua crescente complexidade, o passo final é certifique-se de que alguém em um nível sênior na empresa seja o responsável pelo programa.


Sim, muitas organizações espalham as premissas do que a gestão KOL deve ser entre inúmeros diferentes departamentos, do Gerente de Marketing ao Gerente de Produto, os quais supervisionam 50 outras coisas.

Por isso estou alertando sobre a seriedade e necessidade de envolver alguém com uma posição de nível sênior. Isso será necessário, se é que desejamos manter um sofisticado nível de relacionamento, consolidando as relações da gestão KOL.

 
O que é um MSL - Medical Science Liaison?

O que é um ...

O que é um ...
KOL - Key Opinion Leaders

O que é um ...

O que é um ...
DOL - Digital Opinion Leader

O que é um ...

O que é um ...
DKOL - Digital Key Opinion Leaders
A responsabilidade também pode recair sobre o departamento de assuntos médicos ou sob um Médico-Chefe. Se sua empresa tem um Médico em tal papel, será excelente tê-lo interagindo externamente.

Atualmente os KOLs gostam muito de trabalhar com o mais alto nível hierárquico na organização, porque percebem quão sério será o desenvolvimento do relacionamento com a alta administração. Ao passo que se envolverem com pessoas de um nível júnior, possa impedir as coisas de realmente acontecerem, levando à frustração.

Comente e compartilhe este artigo!

brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: