Devido as altas apostas em torno da gestão KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião) e sua crescente complexidade, o passo final é certifique-se de que alguém em um nível sênior na empresa seja o responsável pelo programa.
Sim, muitas organizações espalham as premissas do que a gestão KOL deve ser entre inúmeros diferentes departamentos, do Gerente de Marketing ao Gerente de Produto, os quais supervisionam 50 outras coisas.
Por isso estou alertando sobre a seriedade e necessidade de envolver alguém com uma posição de nível sênior. Isso será necessário, se é que desejamos manter um sofisticado nível de relacionamento, consolidando as relações da gestão KOL.
A responsabilidade também pode recair sobre o departamento de assuntos médicos ou sob um Médico-Chefe. Se sua empresa tem um Médico em tal papel, será excelente tê-lo interagindo externamente.
Atualmente os KOLs gostam muito de trabalhar com o mais alto nível hierárquico na organização, porque percebem quão sério será o desenvolvimento do relacionamento com a alta administração. Ao passo que se envolverem com pessoas de um nível júnior, possa impedir as coisas de realmente acontecerem, levando à frustração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: