Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

4. Priorize a Transparência - 6 Passos para Conectar-se a um KOL

4. Priorize a Transparência - 6 Passos para Conectar-se a um KOL


No momento do lançamento, ou durante um grande sucesso de vendas e distribuição de um medicamento, é fácil se concentrar exclusivamente no lado positivo do Produto. Quanto mais fortemente o medicamento comportar-se no campo, mais atraente será para os KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião), que escreverão e falarão a respeito. Assim, os clientes receberão maior valor agregado entregue a eles.


Lembre-se que a transparência tem seu valor. Efeitos colaterais retidos na fonte, ou ocultar uma informação completa, não é uma estratégia saudável de longo prazo. Quando os efeitos colaterais negativos começarem a se manifestar após o lançamento, os Médicos responderão com seus feedback e os KOLs reagirão negativamente. A penetração diminuirá.

Sim, precisamos nos concentrar no valor do conteúdo e isso significa que o conteúdo precisa estar corretp quanto as informações médicas, não surpreendendo os profissionais médicos ou seus pacientes. Se um Produto vem como uma surpresa, se sentirão decepcionados e eles não gostam disso. Então, precisa ter certeza de se afastar de qualquer elemento surpresa.
 
O que é um MSL - Medical Science Liaison?

O que é um ...

O que é um ...
KOL - Key Opinion Leaders

O que é um ...

O que é um ...
DOL - Digital Opinion Leader

O que é um ...

O que é um ...
DKOL - Digital Key Opinion Leaders
Mais uma vez: A transparência é fundamental desde a primeira reunião até o lançamento e daí em diante. Precisa ser o alicerce sobre o qual o relacionamento KOL será construído.

CASE:

Como exemplo podemos nos lembrar do Vioxx, apresentado aos KOLs como uma ampla resolução a inúmeros sintomas, de Osteoartrite ao tratamento de Sintomas Menstruais, no gerenciamento da dor aguda ao alívio da Artrite Reumatóide em adultos e crianças.

Mas o que faltou foi fato de levar a um aumento significativo na probabilidade de Ataques Cardíacos ou Problemas Cardiovasculares e isso não ter sido compartilhado com o mesmo entusiasmo. Quando a notícia do efeito colateral surgiu os KOLs sentiram-se queimados, os pacientes sentiram medo, e isso levou ao maior recall de prescrição de medicamentos na história dos EUA. Mais uma vez: Seja transparente. Se não estiver compartilhando as informações completas, não está realmente mantendo um relacionamento. Certamente terá uma relação temporária, mas não será longeva e nem boa.

Comente e compartilhe este artigo!

brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: