Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

5. Mantenha a Flexibilidade - 6 Passos para Conectar-se a um KOL

5. Mantenha a Flexibilidade - 6 Passos para Conectar-se a um KOL


Criar e cuidar de uma seleta lista inicial de KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião) high-end, logo após estabelecer os relacionamentos, é fundamental para galvanizar o apoio por trás dos Produtos.

 


O que são CROs - Contract Research Organizations?

É importante nos lembrarmos sempre de que a Gestão KOL precisa mostrar-se sob um conceito fluido em que as relações sejam mantidas, e novos perfis possam ser adicionados quando necessário. Uma vez que os Representantes estejam 'nas ruas', eles podem [devem] transmitir informações fundamentais sobre Médicos específicos.

Lembre-se de que não temos visibilidade total sobre o que está acontecendo '
do outro lado do mundo', mas precisamos ser flexíveis para descobrir, usando todos os meios e canais para isso. Assimile os feedbacks, assim que começarem a chegar.

 
O que é um MSL - Medical Science Liaison?

O que é um ...

O que é um ...
KOL - Key Opinion Leaders

O que é um ...

O que é um ...
DOL - Digital Opinion Leader

O que é um ...

O que é um ...
DKOL - Digital Key Opinion Leaders
Também podemos nos manter cientes de que KOLs verbalizam contra o nossos Produtos, fazer isso é tão importante quanto acompanhar aqueles que nos apoiam. Sim, é importante desenvolver algum tipo de relacionamento, mantendo um diálogo aberto, mesmo se estiverem em oposição ao que estamos tentando alcançar. Nossos esforços devem ser o de alcançar o maior número possível de profissionais que estejam alinhados conosco, sem perder o foco dos demais.

Alguns KOLs desejam envolver-se com diversos Medicamentos, o que pode levá-los a certa falta de credibilidade. Evitá-los, na medida do possível, é importante, mas não podemos despercebê-los em nosso radar. Sim, esses KOLs também precisam de gerenciamento através do tempo.

Cuide sempre em ter muito cuidado com os profissionais com quem escolhe manter, ou não, contato. Ambos podem prejudicar o posicionamento do seu Produto no Mercado.

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brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com

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