Série Canais de Marketing Farmacêutico
A Indústria Farmacêutica tradicionalmente depende de Canais de Marketing estabelecidos para alcançar profissionais de saúde e pacientes. No entanto, o cenário digital está em constante evolução, apresentando desafios e oportunidades estimulantes para as empresas farmacêuticas. Leia aqui sobrealgumas tendências principais de Marketing Digital que estão moldando a indústria, destacando como essas tendências podem ser aproveitadas para atingir públicos-alvo de forma mais eficaz e fornecer mensagens impactantes.
Série Os 7 Principais Canais de Marketing Farmacêutico
IA, especificamente, IA Generativa
Mais do que qualquer outra tendência é o crescimento explosivo da IA Generativa. Na verdade, de acordo com o “Estado da Indústria Biofarmacêutica” da GlobalData, quase 40% dos profissionais da indústria da saúde entrevistados disseram que a IA seria a tecnologia emergente mais disruptiva no setor durante este ano.
Então, como isso se traduz na área do Marketing Digital?
Os profissionais de Marketing Digital Farmacêutico já estão vendo o tremendo impacto da IA. Impulsionados pelo ChatGPT, os profissionais de marketing estão usando IA Generativa para criar uma extensa biblioteca de conteúdo envolvente e de alta qualidade, de formato longo e curto, incluindo postagens em blogs, postagens em mídias sociais, meta descrições e páginas da web, artigos e até mesmo scripts, uma mudança na metodologia de trabalho que permite uma mudança simultânea no orçamento, permitindo que uma parcela maior seja alocada para gastos com publicidade, o que, por sua vez, permite a criação e a execução de campanhas de marketing digital mais estratégicas e eficazes.
Omnichannel
Os canais não apenas aumentam e diminuem em sua capacidade de alcançar e interagir com seu mercado-alvo, mas, com o passar do tempo, também aumentam em número. Pense nas estações de televisão originais. O que começou como poucos canais cresceu para centenas e depois para milhares, dividindo o mercado em inúmeros segmentos de nicho. Hoje, como já há algum tempo, vemos isso online, com múltiplos canais disponíveis para atingir alvos únicos, ou mesmo múltiplos.
O que isto significa é que a importância de desenvolver uma estratégia de Marketing Omnichannel é fundamental para abraçar as muitas oportunidades disponíveis para envolvimento e conversão do mercado. Como resultado, as estratégias de Marketing Farmacêutico estão mudando de um foco limitado, ou mesmo único, em canal para adotar uma estratégia multicanal baseada em dados. Isto, por sua vez, oferece a oportunidade de fornecer comunicações e publicidade muito mais direcionadas e com uma personalização muito maior, o que gera maior audiência, maior envolvimento e maiores taxas de conversão.
TIKTOK | COMO A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA TEM USADO:
Mais vídeo
Historicamente, a Indústria Farmacêutica é uma indústria baseada em texto. Mas, cada vez mais, vemos a indústria abraçar o vídeo. Certamente, isso reflete a época: Pinterest, Instagram, TikTok e assim por diante destacam o interesse crescente, primeiro, em imagens estáticas e depois, secundariamente, em vídeo. Mas, além disso, o vídeo, com a sua experiência multissensorial mais rica, oferece uma oportunidade muito maior de captar a atenção e envolver do que a impressão tradicional.
Agora vemos não apenas mais marcas farmacêuticas incluindo vídeo nas suas comunicações, mas também as vemos a transferir uma parte maior das suas mensagens estratégicas para conteúdo de vídeo, quer como componente de uma campanha maior, quer como a totalidade de uma campanha, renunciando completamente à impressão.
O crescimento da mídia apoiada por anúncios
As oportunidades de streaming de TV gratuito suportado por anúncios (FAST) (onde as marcas executam campanhas de anúncios em vídeo por meio de vários serviços de streaming, incluindo Paramount+, HBO Max, Hulu, Netflix e Disney+) estão aumentando exponencialmente e oferecendo novas oportunidades tanto para captura de dados quanto para aumento alcance e segmentação. Isto cria um ciclo rico em oportunidades que pode informar o planeamento estratégico que leva a um maior envolvimento.
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