Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Profissionais de Saúde: Como Utilizar o TikTok sem se Prejudicar?

Profissionais de Saúde: Como Utilizar o TikTok sem se Prejudicar?

Será que existem limites nas publicações dos médicos nas Redes Sociais?

Bem, muitos HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde) nos escreveram perguntando se existe algum política comum seguida pelos HCPs mundo a fora.


Para estes, solicitamos considerarem como restrições, os aspectos abrangidos a seguir:


Leia a série TikTok para HCPs

TikTok para HCPs | 3 Criativas Formas de usar o TikTok no Marketing Médico 

TikTok para HCPs | Conecte-se a Pacientes mais Jovens

TikTok para HCPs | Impulsione seus Esforços de SEO 

TikTok para HCPs | Amplie o Reconhecimento de sua Marca


Claro, não queremos estabelecer regras, antes dicas de boas práticas e cuidados pertinentes que impõem por si mesmos alguns cuidados e restrições necessários no uso das Redes Sociais por Profissionais de Saúde:
  • HCPs identifiquem sua especialidade ou área de atuação, juntamente com o seu CRMConselho Regional de Medicina e o RQE - Registro de Qualificação de Especialização se for o caso.
  • HCPs limitem o uso do App em autopromoções, como por exemplo afirmar que sua técnica, formação, serviço e/ou trabalho sejam os melhores do mercado.
  • HCPs é importantíssimo não dar garantias de resultado. 
  • HCPs certifiquem-se de que não ocorram selfies e vídeos durante o trabalho e nos momentos de atendimento.
  • HCPs cuidem em não violar a privacidade dos pacientes.
  • HCPs lembrem-se de que está vedada a exposição, em imagem e/ou vídeo do paciente, como maneira de divulgar técnica, método ou resultado, mesmo tendo em posse a autorização do mesmo.
  • HCPs não publiquem, imagem e/ou vídeo do paciente, comentando o antes e o depois de procedimentos
  • HCPs não usem o App como um software de telemedicina, para realizar consultas online.

Como Utilizar o TikTok sem se Prejudicar?

As restrições acima não são os únicos aspectos a serem levados em consideração. A origem do TikTok remete a usuários fazendo vídeos de tendências que viralizam rapidamente, ganhando muitas visualizações por mostrarem danças e dublagens, as quais podem não ser bem vistas aqui no Brasil por órgãos como o CFM - Conselho Federal de Medicina - ou CODAME - Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos. Mas claro que aquilo que o HCP fizer no privado, em família, ou entre amigos, que não envolva diretamente sua área profissional de atuação, será amplamente aceitável.

Qual Profissional de Saúdeutilize extensivamente o TikTok, levando informações relevantes aos demais HCPs e pacientes, resguardando o embasamento científico e a qualidade da informação

Faça como os profissionais citados nos artigos acima, informe de maneira dinâmica sem violar regras e terá como bônus, maior visibilidade em sua área de atuação, bem como muitos seguidores por parte dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: