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NFTs para Data Sharing e Proteção de IP - Indústria Farmacêutica | 5º Impacto da Web3 e do Metaverso

NFTs para Data Sharing e Proteção de IP - Indústria Farmacêutica | 5º Impacto da Web3 e do Metaverso

Todos ouvimos falar da palavra NFTs - Non-Fungible Tokens ultimamente não é mesmo? Impossível não ter sido impactado por esse termo, que na maioria das vezes está relacionado à “arte digital” – e tenho certeza que está pensando: E o que isso tem que ver com Farma?

Série: Indústria Farmacêutica e a Web3 e Metaverso

Indústria Farmacêutica | O Impacto da Web3 e do Metaverso

Blockchain para Transformação da Supply Chain - Indústria Farmacêutica | 1º Impacto da Web3 e do Metaverso

Metaverso para Trials Clínicos e Foco no Paciente - Indústria Farmacêutica | 2º Impacto da Web3 e do Metaverso

Gêmeos Digitais para P&D e Manufatura - Indústria Farmacêutica | 3º Impacto da Web3 e do Metaverso

Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data para Marketing e CRM - Indústria Farmacêutica | 4º Impacto da Web3 e do Metaverso

NFTs para Data Sharing e Proteção de IP - Indústria Farmacêutica | 5º Impacto da Web3 e do Metaverso

DAOs e Descentralização para Colaboração em Farma - Indústria Farmacêutica | 6º Impacto da Web3 e do Metaverso

O que é Metaverso?

O que é Web3?

Bom, para começar temos que entender o que são NFTs, ou Non-fungible Tokens, para entender que suas aplicações vão muito além da arte e de jogos, e não são apenas a bolha especulativa que estamos vendo agora.

O que são NFTs, exatamente? NFTs podem ser pensados ​​como uma assinatura para ativos digitais, que dependem da tecnologia Blockchain para provar a autenticidade por meio de um registro. Ao confirmar a autenticidade, os NFTs estabelecem a propriedade de ativos on-line únicos que podem variar de uma simples imagem pixelizada a um conjunto complexo de dados, impossibilitando a duplicação sem permissão (para esclarecer, isso significa que um conjunto de dados pode ser imitado, mas o original é sempre claramente identificável: por exemplo, você poderia ler o primeiro Tweet de Jack Dorsey no Twitter em toda a Internet, mas o original foi leiloado por US $ 2,9 milhões e é de propriedade do empresário de criptomoedas Sina Estavi). Identificar de onde os dados vêm e verificar sua validade é um pilar fundamental da indústria hoje, tornando provável que continue a ser um grande tópico de interesse no futuro.

Ao contrário da grande moda de NFTs como investimentos, as aplicações de NFTs em saúde e marketing farmacêutico não se destinam apenas a gerar lucro. Em vez disso, os NFTs serviriam como uma solução para verificação de serviços de saúde digitalizados, autenticação de credenciais e dados e proteção de propriedade intelectual (IP). Em seu nível mais básico, essa tecnologia pode ajudar a encurtar a jornada de assistência médica e eliminar o erro humano e, ao seu pico, pode melhorar a transparência no espaço para profissionais de saúde e pacientes.

Quais são algumas de suas aplicações? Como o belo artigo do PM360 chamado “Além dos investimentos da moda: três aplicações de NFTs no marketing de saúde e farmacêutico” descreve, um primeiro exemplo é o uso de NFTs para verificação de ofertas e serviços: veja, serviços de telemedicina e entrega de medicamentos estão em ascensão, e NFTs podem ser valiosos na verificação desses serviços entre transações virtuais e físicas. Por exemplo, pedidos de prescrição “tokenizados” e compras OTC podem ser definitivamente vinculados à sua escrita e fabricação iniciais, respectivamente, garantindo a qualidade até que os pedidos cheguem ao consumidor. Nesse cenário, o NFT seria associado ao produto físico e rastreado online, incluindo informações sobre recalls, substituições e datas de vencimento. Você se lembra do Blockchain usado para ter transparência da cadeia de suprimentos farmacêutica? É exatamente isso.

Além disso, os NFTs podem ser usados ​​para a autenticação de credenciais e dados: a verdade é que as aplicações dos NFTs vão além do rastreamento de produtos para verificar credenciais de prestadores de serviços de saúde e registros de pacientes. Com essas credenciais, os NFTs podem ser usados ​​para validar históricos educacionais, desde diplomas e certificações institucionais como CRM. Quando emitidas diretamente pela organização, essas credenciais são insuscetíveis de manipulação, mantendo sua integridade independente de quaisquer registros físicos. Isso minimizará a possibilidade de profissionais fraudulentos e melhorará a segurança do paciente em todos os níveis da jornada de saúde.

Além disso, os registros do paciente também podem ser verificáveis ​​por NFTs, marcando um conjunto original de dados do paciente como autêntico e, potencialmente, permitindo que o paciente possua esse conjunto de dados. Como proprietários desses dados, os pacientes podem conceder acesso de terceiros para usar seus registros em consultórios de saúde, farmácias e outras instituições aplicáveis. Em última análise, isso minimizaria o erro humano entre as transferências de consultório, melhorando a eficiência do tratamento do paciente, e também minimizaria o tempo de transferência, acelerando a jornada de tratamento no processo.

Ao mesmo tempo, em marketing e P&D farmacêuticos, os NFTs podem proteger a propriedade intelectual de maneira semelhante à proteção dos dados dos pacientes: para os profissionais de marketing que desenvolvem soluções exclusivas, ativos e materiais podem ser tokenizados e sujeitos à transferência de propriedade conforme necessário. Da mesma forma, programas e algoritmos personalizados podem ser tokenizados para evitar cópia e manipulação.

As plataformas de recrutamento online com vários pontos de dados, como aquelas que exigem registros individuais, podem até ser tokenizadas, garantindo que o conjunto de dados seja preciso e verificável em todas as iniciativas de marketing. Além de melhorar a segurança dos dados, essa aplicação de NFTs ao marketing também pode aumentar o valor de soluções exclusivas entre os concorrentes.

Você vê? Quando olhamos para as NFTs, não devemos considerá-las apenas peças de arte digital super caras, mas também um divisor de águas na proteção de dados e IP nas Indústrias farmacêuticas e de saúde.

Um comentário:

  1. Além disso, os NFTs podem ser usados ​​para a autenticação de credenciais e dados: a verdade é que as aplicações dos NFTs vão além do rastreamento de produtos para verificar credenciais de prestadores de serviços de saúde e registros de pacientes. Com essas credenciais, os NFTs podem ser usados ​​para validar históricos educacionais, desde diplomas e certificações institucionais como CRM. Quando emitidas diretamente pela organização, essas credenciais são insuscetíveis de manipulação, mantendo sua integridade independente de quaisquer registros físicos. Isso minimizará a possibilidade de profissionais fraudulentos e melhorará a segurança do paciente em todos os níveis da jornada de saúde.

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