Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

METAVERSO | A Indústria Farmacêutica está Pronta ?

METAVERSO | A Indústria Farmacêutica está Pronta ?

Numa época, não tão distante, as comunicações médicas dependiam de materiais impressos e comunicações presenciais – palavras e fotos em uma página, ou reuniões ao vivo. A vida era simples. Mas então, algo chamado internet interrompeu esse momento pré-histórico. Lentamente no início, e depois mais rapidamente, plataformas online capturaram a atenção de nossos públicos, os HCPs. E assim, fomos forçados a navegar no território desconhecido de blogs, banners, portais web e HTML. As marcas e agências que aproveitaram a internet como um ponto crítico de inflexão sobreviveram, aqueles que não o fizeram bem, não.

A Indústria Farmacêutica e o Metaverso

METAVERSO | A Indústria Farmacêutica está Pronta ?

Outro ponto de inflexão pode estar quase sobre nós. E você já deve ter ouvido falar? Chama-se METAVERSO.


O que é um METAVERSO?

Um METAVERSO é um ambiente virtual compartilhado e multidimensional que permite que os usuários interajam entre si – é a internet, em 3D. Um METAVERSO pode ser navegado tanto quanto o mundo real é navegado. Os usuários se comunicam e colaboram uns com os outros tanto quanto em pessoa, explorando conteúdo de forma mais natural do que estamos acostumados através de nossos computadores, navegadores e smartphones atuais. Como um espaço virtual, as regras do mundo real não se aplicam necessariamente. Os usuários poderiam vagar de uma sala de conferência tradicional para o interior de um coração humano trabalhando, ou para dentro de uma oficina. Ao mesmo tempo, as regras do mundo real podem ser aplicadas. Os usuários em um espaço privado podem (ou não) ser capazes de se comunicar com os usuários em um espaço vizinho, dependendo da natureza das paredes virtuais entre eles.

Há duas diferenças importantes entre as simulações de realidade virtual que muitos de nós experimentamos num METAVERSO. Primeiro, um METAVERSO pode ser um mundo inteiro onde os usuários viajam de um local virtual para outro. Em segundo lugar, permite que os participantes interajam continuamente uns com os outros, como naqueles jogos multiplayer avançados que você ou seus filhos já podem estar jogando.

METAVERSO representa uma mudança substantiva na forma como humanos e HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde) interagirão entre si. Qualquer um que tenha ido a um congresso médico ultimamente já sabe que simulações de realidade virtual e conteúdo digital 3D inteligente são amplamente utilizados e aceitos. Dada a taxa em que a tecnologia subjacente está avançando, é provável que as experiências metaversas se tornem uma parte comum do mundo HCP em três a cinco anos, se demorar tanto tempo.


Isso significa que é melhor pensarmos nas implicações do METAVERSO nas comunicações com os HCPs.


Leia a série TikTok para HCPs

TikTok para HCPs | 3 Criativas Formas de usar o TikTok no Marketing Médico 

TikTok para HCPs | Conecte-se a Pacientes mais Jovens

TikTok para HCPs | Impulsione seus Esforços de SEO 

TikTok para HCPs | Amplie o Reconhecimento de sua Marca


A evolução da narrativa

O primeiro passo nesse sentido é entender que o METAVERSO não é apenas outra nova tecnologia. Esqueça a tecnologia. O METAVERSO é o próximo estágio na evolução da narrativa.

Com um smartphone em cada bolso, agora nos acostumamos com experiências digitais baseadas em localização. A jornada do cliente evoluiu com nossos dispositivos, e a narrativa digital agora faz parte de nossas vidas onde quer que formos. Considere as oportunidades de tornar as histórias metaversas impactantes nesta nova era. Eventos em grupo, experiências compartilhadas em tempo real, permitirão que o público descubra conteúdo único enquanto viajam juntos por espaços virtuais. Narrativas espaciais complexas cativarão, educarão e até surpreenderão os HCPs enquanto exploram. Os dias de apostilas de papel em um congresso médico parecerão há muito tempo, quando você pode, em vez disso, fazer uma viagem em grupo através de uma experiência científica 3D verdadeiramente imersiva em um nível celular.


METAVERSO do amanhã

Claro, o METAVERSO ainda está longe de ser realizado. Mas tanto a tecnologia quanto as habilidades de quem a usa estão avançando exponencialmente, o que é claro com base na explosão de plataformas metaversas lançadas nos dias de hoje.

Afaste-se dos KOLs, há Novos Influenciadores na cidade. Conheça os DOLs - Líderes de Opinião Digital - que Assumiram o Controle ONLINE

Como Envolver-se com DOLs - Líderes de Opinião Digital

Identificando e Engajando DOLs - Líderes de Opinião Digital

Dicas de Gerenciamento de Segmentação | Os 3 Principais Critérios para Identificar DOLs - Líderes de Opinião Digital

Principais DOLs - Líderes de Opinião Digital - Quem são eles?
O que é um DOL - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital)?

O que é um DKOL - DKOL - Digital Key Opinion Leader (Líder Chave de Opinião Digital)?

O que é um KOL - Key Opinion Leader (Líder de Opinião)?

O que é um COL - Connected Opinion Leader?

O que é um POL - Patient Opinion Leader?


Tecnologias emergentes sempre criam desafios para os profissionais de marketing – lembra-se dos primeiros anúncios pop-up na internet? As comunidades de HCPs no METAVERSO enfrentarão desafios em sua infância, mas com o tempo poderão evoluir para ecossistemas digitais de fácil acesso. A interoperabilidade e as formas de moeda digital podem fornecer novas maneiras de os usuários fazerem a ponte entre as divisões das plataformas.

METAVERSO transformará o aprendizado e as comunicações de saúde. Adotá-lo como um espaço de oportunidade expandirá os limites do treinamento do HCP para além do nosso "mundo real". Dadas as extraordinárias perspectivas educacionais que nos esperam lá, o único limite é nossa própria imaginação.

O próximo ponto de inflexão da mídia está sobre nós. Você está pronto para aproveitá-lo ou assistirá a mais essa onde tecnológica sentado observando?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: