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Atualizado em 23.01.24
Claro, o título é uma provocação, mas há esta nova classe de influenciadores médicos abandonando o circuito do pódio para o mundo virtual e assumindo papéis tradicionais como Líderes de Opinião. Eles são os profissionais da próxima geração de Líderes de Opinião Digital, os chamamos DOLs - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital), também conhecidos como COLs - Connected Opinion Leader (Líder de Opinião Conectado) ou KOIs - Key Online Influencers (Principais Influenciadores Online).
Não importa o acrônimo, porém, esses especialistas médicos superconectados em mídias sociais e digitais que anteriormente já estavam em ascensão, ganharam ainda mais destaque com a pandemia quando o mundo tornou-se online.
Este novo grupo de líderes está democratizando a influência. Os médicos DOL estão ganhando atenção impulsionados por sua própria ambição e conhecimento. Não necessariamente porque foram para as escolas mais prestigiadas ou escreveram para as principais revistas médicas, mas sim porque se juntaram as plataformas de mídia social e construíram audiências, oferecendo opiniões e pontos de vista médico valiosos. Talvez não tenha visto um DOL no pódio, mas são donos do TikTok e Instagram.
Por que os DOLs são importantes?
Pela mesma razão que os KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião) tradicionais são importantes – os médicos são uma das fontes mais confiáveis de informações de saúde para outros médicos, bem como para os consumidores. Oitenta e quatro por cento dos adultos nos EUA confiam mais nos médicos no sistema de saúde, apenas um pouco menos do que a principal fonte, enfermeiras em 85%, de acordo com um estudo deste ano do Centro Nacional de Pesquisa de Opinião (NORC) da Universidade de Chicago. Enquanto isso, as empresas farmacêuticas foram consideradas apenas por 34% como parte das vozes confiáveis na indústria.
Entre os médicos da mesma pesquisa, 55% disseram que gostam de aprender sobre saúde e cuidados de saúde com seus pares. Quando se trata de obter essas informações on-line, 60% dos médicos seguem outros médicos em canais de mídia social, o que é quase três vezes mais do que aqueles que seguem KOLs tradicionais, informou a Razorfish Health.
E, assim como os KOLs tradicionais, as empresas farmacêuticas desejam estabelecer parceria com os novos DOLs. Esta é a era do microinfluenciador, os quais podem ter públicos menores, mas mais relevantes numa marca específica, ou experiência em área terapêutica. Isso resulta em um fator de confiança que torna outros profissionais de saúde mais receptivos às mensagens do que vir diretamente de uma marca farmacêutica.
Na verdade, alguns médicos não gostam de ser comparados a influenciadores de consumo, e têm resistido ao termo influenciador Digital.
Dito isso, alguns DKOL - Digital Key Opinion Leader (Líder Chave de Opinião Digital) trabalham com produtos farmacêuticos para ajudar a educar os consumidores em mais interações do tipo DTC.
Muitas pessoas só pensam nos KOIs como peer-to-peer. 'Como posso fazer um médico twittar sobre meu medicamento para que outros médicos o prescrevam?' é a pergunta mais comum que recebemos. E sim, muitos médicos usam as mídias sociais para se conectar com seus colegas, mas há uma grande trajetória de crescimento de profissionais de saúde falando com os consumidores, especialmente desde o início do Covid.
Estes incluem médicos como a optometrista Jennifer Tsai, também conhecida como @drjenandjuice no Instagram, que trabalha com PrecisionEffects. Ela tem 186.000 seguidores e teve uma recente promoção paga para o Upneeq da RVL Pharmaceuticals, que foi aprovado para tratar blefaroptose, uma queda da pálpebra superior também conhecida simplesmente como ptose.
Num post com duas fotos, Tsai mostrou o medicamento colírio na primeira foto e falou sobre seu uso e informações importantes de segurança. A segunda imagem foi um IRI de rolagem ou informações de risco importantes exigidas em anúncios farmacêuticos. #AD é mostrado no canto superior direito e #SponsoredbyRVLPharma está incluído na cópia.
Outra maneira pela qual as empresas farmacêuticas estão usando os DOLs é como consultores para a criação de comunicações e campanhas. Isso inclui médicos estrelas das mídias sociais, como a médica de emergência Esther Choo, que escreve sobre sexismo e racismo junto com questões científicas relacionadas ao Covid-19, e o gastroenterologista Austin Chang, conhecido por seus explicadores gastro no TikTok. Ambos são membros do conselho consultivo da Real Chemistry. Chang também é membro fundador da Association for Healthcare Social Media, um grupo sem fins lucrativos que visa ajudar os profissionais de saúde a usar as mídias sociais e defender a plataforma como uma importante ferramenta de saúde pública.
Alguns brincam que, durante a pandemia, os médicos tiveram um pouco de tempo livre pela primeira vez, então aprenderam a usar o TikTok e o Instagram. Mas, na verdade, acho que se tornou uma nova maneira de conectarem-se e, à medida que viram seus colegas conectando-se, perceberam que era o momento certo para ficar online e se envolver.
Veja o vídeo abaixo sobre liderança:
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