O trabalho de uma Representante de Vendas Farmacêuticas é altamente desejado. Com salário alto, excelentes benefícios e vantagens e potencial de crescimento, é fácil entender o porquê.
Leia também
Na verdade, em média, as Representantes de Vendas de Produtos Farmacêuticos ganham cerca de R$ 130.300 por ano, sem incluir as premiações. Esse valor pode variar, com base nos anos de experiência da Representante de Vendas, bem como no tipo de negócio para o qual trabalha. Na maioria dos casos, quanto maior a empresa, maior o salário base.
O que o campo exige? O que faz um representante de vendas farmacêuticas?
Em suma, as Representantes de Vendas de Produtos Farmacêuticos são contratadas por fabricantes ou distribuidores para informar os HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde) sobre seus produtos. Com informações e insights importantes, influenciam os provedores a prescrever medicamentos a pacientes que se beneficiariam deles.
Eles não fazem vendas diretas e devem confiar em suas habilidades interpessoais e conhecimento dos produtos para vender seu valor aos fornecedores. Mas há muito mais em um trabalho de vendas na Indústria Farmacêutica.
Aqui estão algumas das responsabilidades que as Representante de Vendas desempenham diariamente:
Servir como especialistas
As Representante de Vendas Farmacêuticas devem ser especialistas nas linhas de produtos de sua empresa e precisam conhecer as condições que seus produtos tratam. Geralmente compartilham os detalhes dos produtos em reuniões individuais com os HCPs.
Como resultado, eles precisam de um alto nível de compreensão dos medicamentos, produtos similares no mercado e preocupações dos fornecedores. Durante as reuniões médicas, as Representantes respondem a quaisquer perguntas que os HCPs possam ter sobre o produto, seu uso e seus benefícios para os pacientes. Embora eles não possam prever as perguntas exatas que os provedores farão, eles vêm preparados para entender completamente o paciente médio do HCP, seus interesses e suas principais preocupações com a saúde.
As Representante de Vendas Farmacêuticas também se mantêm atualizados sobre as notícias e os problemas que afetam o setor de saúde para entender melhor as necessidades dos HCP e se comunicar com eles. Muitas Representantes Farmacêuticos têm formação em ciência ou medicina. Quem não tem pode ter interesse na área ou ter feito cursos relevantes para ser uma fonte de informação mais respeitável.
Vença os concorrentes
Representantes de Vendas de Produtos Farmacêuticos bem-sucedidos gastam muito do seu tempo aprendendo sobre as linhas de produtos de seus empregadores e educando-se sobre produtos concorrentes. É sua responsabilidade explicar as diferenças entre os produtos aos fornecedores e destacar os benefícios para os pacientes dos produtos farmacêuticos que eles representam.
Construir relacionamentos
Além de educar os HCPs sobre seus produtos, essas Representantes também constroem relacionamentos significativos com eles. Como não fazem vendas diretas, as Representantes estão menos focados em buscar clientes de forma agressiva. Em vez disso, eles se concentram em construir sua rede e relacionamentos.
As Representantes visitam os mesmos fornecedores várias vezes para mantê-los atualizados sobre as informações de novos produtos e lembrá-los dos benefícios de seus produtos. Construir esses relacionamentos requer estratégia cuidadosa, comunicação forte e habilidades interpessoais confiantes. As Representantes não podem parecer muito intrusivos ou agressivos; eles precisam ser percebidos como um amigo confiável e uma fonte de informação.
Adquira conhecimento especializado
As empresas farmacêuticas também fabricam medicamentos especiais para doenças complexas, como câncer, esclerose múltipla, Artrite Reumatóide e outras condições raras. Esses medicamentos geralmente são mais caros e complexos do que os produtos tradicionais e vêm na forma oral, injetável e biológico.
As Representantes de Vendas de Produtos Farmacêuticos especializados são especialistas nesses tipos de tratamentos exclusivos e se reúnem com especialistas HCPs em vez de prestadores de cuidados primários. Devido à complexidade dos produtos e condições, eles têm uma compreensão mais firme dos conceitos e condições médicas e uma compreensão mais profunda dos medicamentos que representam.
Represente a empresa
As Representantes de Vendas de Produtos Farmacêuticos fazem mais do que se reunir com HCPs em seus escritórios. Eles também participam de conferências e eventos do setor para representar seus produtos e fazer contatos com farmacêuticos e outros prestadores de serviços de saúde. Seu objetivo é aumentar o conhecimento dos produtos de seu empregador e, por sua vez, o volume de vendas.
Quando se trata de definir a vida de uma Representante de Vendas Farmacêuticas, é fácil ver como a resposta fica complicada. Entre o gerenciamento de relacionamentos, o desenvolvimento de conhecimento profundo do produto e a necessidade constante de ficar à frente da concorrência, os representantes de vendas farmacêuticas têm alguns dos trabalhos mais exigentes do setor. Pense se você tem o que é preciso?
Comente e compartilhe este artigo!
Amplie sua visão lendo:
Leia sobre os KAMs:
Talvez queira ler também:
- As 7 Etapas de um KAM Plan
- 5 Fatores de Sucesso de uma Estratégia KAM
- O que é preciso para ser um Key Account Manager de Sucesso ?
- São os KAMs - Key Account Management - o futuro da Indústria Farmacêutica?
Talvez queira ler também:
- Um dia na vida de um Representante de Vendas da Indústria Farmacêutica
- Então você quer ser um Representante de Vendas da Indústria Farmacêutica?
- Atração de novos clientes - Precisamos dos Reps de Vendas Tradicionais?
- Repensando a Produtividade na Indústria Farmacêutica - Como Acionar o Motor da Produtividade?
- Foco na Experiência do Cliente - Precisamos dos Reps de Vendas Tradicionais?
- Breve Recapitulação da História - O Representante Farmacêutico que faz Visitas Médicas Produtivas
- Controle e Gestão - Precisamos dos Reps de Vendas Tradicionais?
- A Transferência de Crenças e o Domínio sobre tudo o que os Produtos Fazem - O Representante Farmacêutico que faz Visitas Médicas Produtivas
- O eDetailing substituirá os Representantes Farmacêuticos?
- Representante Farmacêutico - Sim, Alguns Médicos parecem não ouvir. Acostume-se! - O que Falar ou Não Falar a um Médico
- Representante Farmacêutico - Não questione os Tratamentos - O que Falar ou Não Falar a um Médico
- Representante Farmacêutico - Cuide da Linguagem - O que Falar ou Não Falar a um Médico
- Representante Farmacêutico - Comporte-se como um Médico, Faça como Fazem - O que Falar ou Não Falar a um Médico
- Ribeirão Preto | Campinas - São Paulo - Visitas Proibidas aos Representantes
- Goiânia - Distrito Federal - Visitas Proibidas aos Representantes
- Polônia - Visitas Proibidas aos Representantes
- Brisbane - Austrália - Visitas Proibidas aos Representantes
- Visitas Proibidas aos Representantes
- O Propagandista e sua Vida como Analista de Mercado - Visão Estratégica
- O Propagandista e sua Vida como Analista de Mercado - Comprometido
- O Propagandista e sua Vida como Analista de Mercado - 4 Importantes Características
- O Propagandista e sua Vida como Analista de Mercado
- Propagandista - Como Analista de Mercado - Gestão do Conhecimento
- Propagandista - Algumas Competências e seus respectivos Comportamentos
- Propagandista Vendedor na Indústria Farmacêutica - Algumas Responsabilidades
- O Propagandista - Para Iniciantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: