Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

5 Fatores de Sucesso da Estratégia KAM - Key Account Manager

5 Fatores de Sucesso da Estratégia KAM - Key Account Manager

É importante entender desde o início que nem todos os KAMs (Key Account Manager - Gestor de Contas Chave) são realmente KAMs.


KAM é requer abordagem diferenciada, com foco na construção de relacionamentos de longo prazo e de confiança em contas específicas, ligando diferentes partes interessadas interna e externamente.

Siga os 5 fatores importantes na estratégia de um KAM:
  • Garantir buy-in de administração e outras funções da empresa
  • Relacionamentos de longo prazo, confiança e foco no cliente
  • Criação de valor mútuo
  • Garantir que o acesso a mercados problemáticos sejam resolvidos
  • Apoio direto da gestão de topo e todas as estruturas da empresa é uma obrigação
Em alguns casos o KAM precisará construir relacionamentos vagarosos e cuidadosos. Em outros casos, precisará ser rápido e assertivo, mas o objetivo principal será estabelecer a confiança.

Uma vez que um 
KAMs cruze a primeira barreira de desconfiança, se tornará um Gatekeeper para sua empresa e será reconhecido como um parceiro, não um vendedor. Ainda assim, as decisões não são realizadas apenas por uma pessoa. Na verdade, a sincronização de diferentes departamentos em ambos os lados deve ser a prioridade máxima para cada KAM antes de assinar qualquer acordo.


Uma abordagem KAM requererá um verdadeiro estrategista na posição. Aqueles que podem reivindicar ter uma compreensão completa da estratégia da sua conta, ou melhor ainda, a cooperação direta no desenvolvimento da estratégia dos stakeholders, sendo o mais bem sucedido nesta tarefa. Além disso, a abordagem é apoiada por ferramentas de gestão de conta, incluindo análise estratégica, priorização, um Plano KAM de negócios, ferramentas de tomada de decisão e acompanhamento regular. Ainda assim, o objetivo principal será construir relacionamentos de longo prazo, confiança e foco no cliente.

Leia mais sobre os KAMs e SAMs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: