Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Business Intelligence na Indústria Farmacêutica - Impulsionando a Mudança Organizacional

Business Intelligence na Indústria Farmacêutica - Impulsionando a Mudança Organizacional


Mais mudanças táticas também estão sendo implementadas na esperança dum melhor aproveitamento dos recursos dentro da organização farmacêutica global cada vez mais distribuída. Entre as principais mudanças táticas que estão sendo implementadas estão os esforços em busca da transparência das informações. 

Leia também

 

Business Intelligence na Indústria Farmacêutica - Intro - Um Facilitador da Transformação


Qual o papel do BI - Business Intelligence - na Indústria Farmacêutica?

 

Business Intelligence na Indústria Farmacêutica - Indo além da Excelência Operacional

 

Business Intelligence na Indústria Farmacêutica - Impulsionando a Mudança Organizacional

 

Olhando significativamente além dos data warehouses consolidados, as empresas da Indústria Farmacêutica estão trabalhando para trazer todos os dados (desde os e-Notebooks nos laboratório nas fases iniciais, nas descoberta, e até o relatório de dados de ensaios clínicos da Fase IV) em uma forma amplamente acessível e utilizável que captura totalmente o conhecimento acumulado durante o curso de P&D. Isso inclui informações de apoio (ou seja, metadados) que fornecem insights processuais e analíticos em torno de dados experimentais, conhecimentos relacionados disponíveis a partir de uma ampla variedade de fontes (externas e internas), ferramentas analíticas e de visualização para simplificar a extração de conhecimento e ferramentas em tempo real para melhorar a colaboração em toda a organização para explorar de forma mais eficaz a confiança cerebral coletiva.

Todas as empresas entrevistadas tiveram acesso a uma ou mais das ferramentas e serviços comerciais de software de BI disponíveis no mercado hoje. Os principais fornecedores de soluções comerciais de BI usados no setor incluem: 

  • Business Objects (agora parte da SAP), 
  • Cognos (agora parte da IBM), 
  • Hyperion (agora parte da Oracle) e 
  • SAS

No entanto, a disponibilidade de soluções comerciais de BI desempenha um papel menor na implementação de uma solução de BI eficaz dentro dessas organizações. A implementação bem-sucedida do BI na Indústria Farmacêutica requer mudanças significativas no pensamento organizacional em toda a organização, impactando pesquisadores na bancada, no CIO e em todos os níveis entre eles. O não reconhecimento e adoção dessas mudanças filosóficas reduz significativamente a oportunidade potencial para o BI e resulta no desperdício de valiosos recursos da empresa.

Mudanças na ampla mentalidade organizacional em torno de dados e no suporte à infraestrutura de TI são necessárias para permitir que o BI seja bem-sucedido. Para coletar bons dados regularmente, todos na organização, desde pesquisadores até gerenciamento de linha até liderança sênior, devem reconhecer que dados precisos e de qualidade trazem valor à organização e que silos isolados de dados prejudicam significativamente os esforços de uma organização para serem bem sucedidos. Com dados de qualidade em mãos, torna-se necessário ter portais fáceis de usar, ferramentas analíticas e geradores de relatórios simples, mas poderosos, para começar a traduzir esses dados em informações acionáveis. Finalmente, deve ser claro e transparente para a organização que os dados e as informações derivadas dos dados, estão sendo ativamente acionados e usados para impulsionar a organização. À medida que as implementações de BIs começam a produzir regularmente resultados bem-sucedidos (esforços que devem ser destacados regularmente e muitas vezes dentro da empresa), o sucesso deve gerar estímulo à adoção e apoio a novas iniciativas de BI.

Uma série de benefícios colaterais se tornam possíveis com a criação de uma infraestrutura de informações fluida. Torna-se possível fazer referência a projetos, processos e programas-chave, lançando as bases para futuras melhorias de processos que podem ser melhor quantificadas para eficácia e valor. Métricas que suportam o Return-on-Investment (ROI) tornam-se possíveis, mesmo nos estágios iniciais de adoção. Espera-se que a coleta de dados eficiente e rotineira simplifique os requisitos de conformidade e emissão de relatórios regulatórios cada vez maiores. E com os esforços analíticos adequados, torna-se mais fácil estabelecer definições de dados padronizadas em toda a empresa, que permitem comparações eficazes de projetos e processos em toda a organização, incluindo a capacidade de transcender efetivamente as fronteiras geográficas, divisionais e culturais.

Sucesso em um novo ecossistema global

No início da discussão sobre a adoção do BI, os entrevistados foram questionados se o ROI era um pré-requisito para iniciar os esforços piloto. Em todos os casos, foi relatado que uma justificativa do ROI não era necessária e que os principais tomadores de decisão iniciais (tipicamente o CIO) reconhecera as maiores oportunidades e benefícios que um BI eficaz e o suporte à infraestrutura de TI poderiam permitir. Apesar desse compromisso sem restrições, muitas vezes era possível, em muitos casos, produzir um ROI demonstrativo dos esforços piloto.

Uma mudança para um ecossistema de informações transparente que efetivamente aproveita dados e informações, independentemente de sua fonte, será um diferencial fundamental para as empresas farmacêuticas avançarem. Para serem bem-sucedidos, os desenvolvedores de medicamentos (e a alta administração) precisam ter acesso oportuno a informações-chave (tanto dados internos proprietários quanto externos, incluindo descobertas acadêmicas, pesquisas acadêmicas disponíveis publicamente, dados clínicos competitivos etc.) a fim de minimizar o risco de desenvolvimento e garantir que todos os fatores críticos tenham sido totalmente levados em consideração antes de avançar em projetos específicos. Com a quantidade de dados disponíveis continuando a crescer a taxas exponenciais, está se tornando cada vez mais impossível acompanhar manualmente o progresso. Aproveitar a confiança do cérebro organizacional coletivo em conjunto com a evolução dos recursos de bioinformática, BI e conteúdo será a chave para o sucesso neste ambiente altamente dinâmico.

Comente e compartilhe este artigo!


◼◾▪ CONTATO ▪

O que é EMR - Electronic Medical Record (Registro Eletrônico Médico)?O que é PHR - Personal Health Record (Registro de Saúde Pessoal)?  

O que é RWE - Real World Evidence (Evidências do Mundo Real)?


O que é EPR - Electronic Patient Record (Registro Eletrônico de Pacientes)?


O que é RWD - Real World Data (Dados do Mundo Real)?

O que é EHR - Electronic Health Records (Prontuários Eletrônicos de Saúde)?

Amplie sua visão lendo:

Rep: Envie esse Artigo como Prescrição para seu Médico

Série Reps Pelo que Estão Lutando: O Caminho do Contato com o Médico

Série Reps Pelo que Estão Lutando: Melhorando os Esforços de Promoção Não Pessoal

Série Reps Pelo que Estão Lutando: Não Use A Frequência de Visitação como Única Métrica
Série Reps Pelo que Estão Lutando: Use iPads ou Tablets

Série Reps Pelo que Estão Lutando: Ao Visitar Leve Informações Novas e Relevantes

Série Reps Pelo que Estão Lutando: Otimize suas Abordagens

Série Reps Pelo que Estão Lutando: Otimizar as Abordagens pode Ajudar os Representantes
 
Série Reps Pelo que Estão Lutando: Médicos Ensinados a se Recusarem no Princípio

Série Reps Pelo que Estão Lutando: Reps, Mantenham a Rotina

Série Reps Pelo que Estão Lutando: A Comunicação Cara a Cara Continua Sendo a Preferida?

Série Reps Pelo que Estão Lutando: Competição Feroz

Série Reps Pelo que Estão Lutando: Os Médicos podem Recusar Acesso ao Representantes?
Leia nosso conteúdo publicado na Amazon:

Como SEMPRE Realizar Reuniões cada vez mais Efetivas, sejam Virtuais ou Presenciais 16 Passos Essenciais para tornar as Reuniões Virtuais mais Envolventes

13 Dicas para Prosperar nas Reuniões ONLINE Dicas para Realizar Reuniões Virtuais durante a Pandemia

 
 
 10 Dicas de Etiquetas para Videoconferências Bem-Sucedidas

5 Maneiras para Tornar suas Apresentações Virtuais mais Satisfatórias As 15 Melhores Práticas Experimentadas em Apresentações Virtuais: Quinze Dicas Aprimoradas na Pandemia

O que FAZER e o que NÃO FAZER nas WEBCONFERÊNCIAS 

7 Dicas para Tornar sua Videoconferência mais Produtiva REUNIÕES REMOTAS: As 12 Melhores Dicas para ser Altamente Eficiente

Guia de Referência Rápida: Tornando REUNIÕES REMOTAS Superprodutivas


Livros com temas mais específicos:

O que é RWE - Real World Evidence - Evidências do Mundo Real RWE - Real World Evidence - Os Desafios da Transformação nos Dados de Saúde RWE - Real World Evidence - A Importância das Evidências do Mundo Real

RWE - Real World Evidence - Gerando Insights RWE - Real World Evidence

Livros para Força de Vendas e seus gestores:

O Representante Farmacêutico - Buscando a Efetividade: 5 Importantes Características (Série O Representante Farmacêutico Livro 2)
O Representante Farmacêutico e a Solidão: Superando pelo Exemplo (Série O Representante Farmacêutico Livro 1) Visita Médica Produtiva: Conexão Emocional A EXPERIÊNCIA (ARTIGOS ESCRITOS COM FOCO NO MERCADO FARMACÊUTICO BRASILEIRO Livro 2) 

Painel Médico: Mantenha o Controle
 Motivação: Estruturação da Força de Vendas - Desenvolvendo equipes na Indústria Farmacêutica Visita Médica Produtiva: Criando uma Conexão Emocional (ARTIGOS ESCRITOS COM FOCO NO MERCADO FARMACÊUTICO BRASILEIRO Livro 1) Liderança: Desenvolvendo equipes na Indústria Farmacêutica - Estruturação da Força de Vendas

Colocando o Painel Médico na Academia: Série Painel Médico Livro 1    

Leia sobre os KAMs:

Talvez queira ler também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: