Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

O que é preciso para ser um KAM - Key Account Manager - de Sucesso ?

O que é preciso para ser um KAM - Key Account Manager - de Sucesso ?

Diversas empresas estão buscando melhorar seus relacionamentos de vendas com os clientes estratégicos através dos KAMs (Key Account Manager - Gestor de Contas Chave).


É importante entender desde o início que nem todos os KAMs são realmente KAMs. Em muitas empresas, o departamento KAM consiste em SSR - Senior Sales Reps, profissionais que muitas vezes trabalharam anteriormente como Rep de Vendas. O KAMs é uma abordagem diferenciada com foco na construção de relacionamentos de longo prazo e de confiança em contas específicas, ligando diferentes partes interessadas interna e externamente.

Além disso, ser KAMs requer vários perfis pessoais com foco em proposições de valor, baseados numa profunda compreensão dos objetivos e estratégia de seus clientes, relações pessoais, sensibilidade aos negócios e uma boa intuição sobre as perspectivas de longo prazo. O KAMs é um corredor de maratona, não um sprinter. Em lugares onde os Reps comportam-se como caçadores, o KAM será um jardineiro. Entender isso deve resultar na necessidade de reavaliar os requisitos de perfil para tais cargos e, possivelmente, re-construir e treinar equipes de vendas adequadamente.


Os KAMs precisam de uma extensa combinação de habilidades e conhecimentos sobre políticas, redes e funcionamento do dia-a-dia dos serviços nacionais e locais de saúde, a fim de identificarem oportunidades que permitam que a empresa colabore com os profissionais de saúde.

Leia mais sobre os KAMs e SAMs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: