As empresas farmacêuticas "continuam avançando" para melhorar o acesso a medicamentos em países mais pobres, disse um relatório publicado pela Access to Medicine Foundation.
Veja também:
Leia também:
A organização sem fins lucrativos com sede na Holanda disse que houve progressos, mas que o progresso é lento. E o lucro parece ainda ser o principal impulsionador da pesquisa e desenvolvimento (P&D) em medicamentos e vacinas.
No ranking 2021 da Indústria Farmacêutica, a fundação disse que a maioria dos produtos aprovados desde 2018 tem como alvo "doenças não transmissíveis mais rentáveis [do que doenças menos rentáveis]".
Continua: "A análise de 2021 mostrou que apenas dois produtos recentemente aprovados têm como alvo Doenças Tropicais Negligenciadas (NTDs)."
E no COVID-19, a "indústria só se mobilizou quando ficou claro que o surto afetou ricos e países pobres", porque isso abriu o potencial para "receitas farmacêuticas recorrentes substanciais".
TOP 19
@GlaxoSmithKline plc
@Novartis AG
@Johnson & Johnson
@Pfizer Inc.
@Sanofi
@Takeda Pharmaceutical Co. Ltd.
@AstraZeneca
@Merck KGaA
@Roche Holding AG
@Novo Nordisk A/S
@Eisai Co. Ltd.
@Boehringer Ingelheim GmbH
@Bayer AG
@Astellas Pharma Inc.
@Gilead Sciences Inc.
@Merck & Co., Inc. (@MSD)
@Daiichi Sankyo Co. Ltd.
@AbbVie Inc.
@Eli Lilly & Co.
@Bristol Myers Squibb Co.
Vacinas COVID-19Sanofi e GSKModernaPfizer-BioNTechCovishieldSputnik VComparação
Pfizer entra no top 5
A GSK mantém sua posição número um, mas apenas ligeiramente à frente da Novartis. A Pfizer entra no top 5. Johnson & Johnson e Sanofi completam as cinco principais empresas. Oito das dez maiores empresas, incluindo os líderes, estão estabelecendo uma nova prática recomendada de planejamento sistemático de acesso durante a P&D.
Líderes combinam ações com necessidades específicas
As empresas líderes têm um bom desempenho em todas as áreas de medição, com uma abordagem madura para gerenciar o acesso, abordando o acesso a produtos específicos. Eles estão comprometidos com a P&D para prioridades globais de saúde e necessidades específicas de pessoas em países de baixa e média renda.
Abordando centímetros de acesso em direção à prática padrão
Há progressos nas empresas que integram o acesso à medicina em estruturas de governança, processos de P&D e esforços de monitoramento. No entanto, as iniciativas que abordam o acesso a produtos específicos permanecem focadas em alguns produtos e países.
Índice 2021 foca no papel central da farmacêutica
Alcançar os ODS e a UHC até 2030 significa entregar produtos de saúde a todos os necessitados. O sucesso depende de empresas farmacêuticas se movendo para abordar sistematicamente o acesso em todos os níveis do sistema de saúde. O Índice avalia como as empresas medem seu papel central para melhorar o acesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: