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Atualizado em 23.01.24
Os DOLs - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital) e os KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião) se sobrepõem, mas cada grupo é único. Ao contrário dos KOLs tradicionais, os DOLs têm um alcance diferente e uma voz única porque sabem usar efetivamente vários meios para criar seu próprio conteúdo ou compartilhar, estabelecendo assim sua presença em um ecossistema digital crescente.
Para os DOLs, muitas vezes não há um comitê de revisão por pares e nenhum atraso na divulgação do conteúdo. Ainda é cedo para comunicar novas informações e liderar conversas online e podem servir como uma voz confiável entre seus pares – especialmente para aqueles HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde) que não podem participar de congressos ou revisar regularmente grandes quantidades de literatura científica.
Os DOLs podem eliminar o ruído e fornecer atualizações rápidas sobre os mais recentes desenvolvimentos no campo. Embora alguns KOLs ainda não estejam adotando totalmente essas ações digitais.
Ao envolver DOLs, o primeiro passo é a descoberta.
Identificar os DOLs mais influentes requer uma abordagem diferente em comparação com os KOLs tradicionais.
A identificação de DOLs envolve muitas facetas diferentes, incluindo a utilização de algoritmos para encontrá-los organicamente nas redes sociais. No entanto, dado o crescente número de canais digitais através dos quais um DOL pode se comunicar com seu público e as nuances de cada canal, é importante analisar com precisão o alcance, o impacto e a relevância de cada canal no contexto de seus objetivos estratégicos. Isso permite uma classificação objetiva de cada canal como um contribuinte para a identificação geral do DOL.
Uma vez identificado, o segundo passo importante envolve pesquisar ou envolvê-los em conversas diretas para aprender mais sobre o conteúdo que eles compartilham de sua perspectiva, os seguidores que procuram, os canais que preferem para diferentes tipos de comunicação, suas conexões off-line, colaborações com outros DOLs e sua vontade de colaborar com a Indústria Farmacêutica.
Somente quando essas duas etapas forem concluídas, poderá criar uma imagem precisa dos DOLs mais importantes e relevantes para suas necessidades estratégicas e a melhor maneira de envolvê-los no futuro. A troca científica colaborativa e cooperativa ainda é a marca registrada das interações KOL positivas, e os DOLs não são diferentes em muitos aspectos.
Devido ao seu alcance e influência, iniciar um diálogo precoce com esses influenciadores digitais pode levar a parcerias frutíferas e de longo prazo e ajudar a garantir que eles estejam disseminando informações factuais e confiáveis. Também pode contribuir para a RWEs - Real World Evidence (Evidências do Mundo Real) por ter a capacidade de se envolver com mais HCPs para realizar pesquisas ou coletar dados. Com os DOLs ganhando importância rapidamente como um novo tipo de formador de opinião, faz sentido identificá-los e envolvê-los desde o início para aproveitar seus conhecimentos e habilidades.
Veja o vídeo abaixo sobre liderança:
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