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Identificando e Engajando DOLs - Líderes de Opinião Digital

Identificando e Engajando DOLs - Líderes de Opinião Digital
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Atualizado em 23.01.24

Os DOLs - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital) e os KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião) se sobrepõem, mas cada grupo é único. Ao contrário dos KOLs tradicionais, os DOLs têm um alcance diferente e uma voz única porque sabem usar efetivamente vários meios para criar seu próprio conteúdo ou compartilhar, estabelecendo assim sua presença em um ecossistema digital crescente.

O que é um DOL - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital)?

O que é um DKOL - DKOL - Digital Key Opinion Leader (Líder Chave de Opinião Digital)?

Para os DOLs, muitas vezes não há um comitê de revisão por pares e nenhum atraso na divulgação do conteúdo. Ainda é cedo para comunicar novas informações e liderar conversas online e podem servir como uma voz confiável entre seus pares – especialmente para aqueles HCPs - Health Care, Provider | Practitioner (Profissional da Área da Saúde) que não podem participar de congressos ou revisar regularmente grandes quantidades de literatura científica. 

Os DOLs podem eliminar o ruído e fornecer atualizações rápidas sobre os mais recentes desenvolvimentos no campo. Embora alguns KOLs ainda não estejam adotando totalmente essas ações digitais

O que é um KOL - Key Opinion Leader (Líder de Opinião)?

O que é um COL - Connected Opinion Leader?

O que é um POL - Patient Opinion Leader?

Ao envolver DOLs, o primeiro passo é a descoberta. 

Identificar os DOLs mais influentes requer uma abordagem diferente em comparação com os KOLs tradicionais. 

A identificação de DOLs envolve muitas facetas diferentes, incluindo a utilização de algoritmos para encontrá-los organicamente nas redes sociais. No entanto, dado o crescente número de canais digitais através dos quais um DOL pode se comunicar com seu público e as nuances de cada canal, é importante analisar com precisão o alcance, o impacto e a relevância de cada canal no contexto de seus objetivos estratégicos. Isso permite uma classificação objetiva de cada canal como um contribuinte para a identificação geral do DOL.


Uma vez identificado, o segundo passo importante envolve pesquisar ou envolvê-los em conversas diretas para aprender mais sobre o conteúdo que eles compartilham de sua perspectiva, os seguidores que procuram, os canais que preferem para diferentes tipos de comunicação, suas conexões off-line, colaborações com outros DOLs e sua vontade de colaborar com a Indústria Farmacêutica.

Afaste-se dos KOLs, há Novos Influenciadores na cidade. Conheça os DOLs - Líderes de Opinião Digital - que Assumiram o Controle ONLINE

Como Envolver-se com DOLs - Líderes de Opinião Digital

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Dicas de Gerenciamento de Segmentação | Os 3 Principais Critérios para Identificar DOLs - Líderes de Opinião Digital

Principais DOLs - Líderes de Opinião Digital - Quem são eles?


Somente quando essas duas etapas forem concluídas, poderá criar uma imagem precisa dos DOLs mais importantes e relevantes para suas necessidades estratégicas e a melhor maneira de envolvê-los no futuro. A troca científica colaborativa e cooperativa ainda é a marca registrada das interações KOL positivas, e os DOLs não são diferentes em muitos aspectos.

Devido ao seu alcance e influência, iniciar um diálogo precoce com esses influenciadores digitais pode levar a parcerias frutíferas e de longo prazo e ajudar a garantir que eles estejam disseminando informações factuais e confiáveis. Também pode contribuir para a RWEs - Real World Evidence (Evidências do Mundo Real) por ter a capacidade de se envolver com mais HCPs para realizar pesquisas ou coletar dados. Com os DOLs ganhando importância rapidamente como um novo tipo de formador de opinião, faz sentido identificá-los e envolvê-los desde o início para aproveitar seus conhecimentos e habilidades.




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