#BrazilSFE #Representante #Propagandista #influencermarketing #COL #DOL #DKOL #KOI #Médico #HCP #Physician #IndustriaFarmaceutica #CiênciasdaVida #Pharmaceutical #Healthcare #Marketing #MarketingDigital #MídiasSociais #PlataformasDigitais #ProductMarketing #TikTok #Instagram #DigitalKOL #DigitalOpinionLeaders #KeyOpinionLeaders #LíderesdeOpinião
Atualizado em 23.01.24
Tradicionalmente, os KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião) faziam pesquisas, escreviam publicações e eram os autores dos livros. Tinham uma formação científica com conhecimentos específicos, fossem eles Médicos, Doutores ou Mestrados.
À medida que a tecnologia mudou, também mudaram as oportunidades de ser um KOL. Essas oportunidades agora incluem o digital. Alguns KOLs tornaram-se conhecedores da tecnologia e começaram a compartilhar por meio de canais não tradicionais, como Twitter, TIKTOK, INSTAGRAM, Facebook, LinkedIn, bem como Redes Sociais exclusivas para médicos, como Doximity ou SERMO.
Recentemente especialistas que acompanharam o surgimento dos DOLs - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital), executivos pertencentes ao C Level de empresas biofarmacêuticas globais, perceberam a necessidade de gerenciar esses relacionamentos de maneira diferente dos KOLs offline. Na Europa, mesmo algumas organizações de Assuntos Médicos demoraram a adotar as melhores práticas de engajamento do DOL, permanecendo com incertas.
Analise um Líder de Opinião Digital como um KOL. Eles estão apenas disseminando informações num canal diferente, e essa é uma maneira diferente de ver as coisas. Algumas pessoas olham para isso como se estivessem fazendo algo diferente, mas não estão.
Todos precisamos urgentemente perceber a superioridade do digital para a distribuição de educação médica. Os Líderes de Opinião Digital podem levar a conversa online e em tempo real, o que oferece oportunidades infinitas. Com atualizações diárias, mudanças de opinião e novas tecnologias, os DOLs permitem que você permaneça na vanguarda do que está acontecendo e participe por associação ao longo de cada caminho.
Com o advento das Mídias Sociais, esses novos Líderes de Opinião Digital, não estão esperando a aprovação de uma publicação quando têm informações para compartilhar. Têm a capacidade de divulgá-lo muito rapidamente para um grande público de pessoas que se preocupam com essas informações porque seguiram em frente e seguiram os próprios indivíduos.
Tanto os Líderes de Opinião Digital quanto os tradicionais são sábios em alavancar novas oportunidades. Muitos destes, em todas as áreas terapêuticas, já o fizeram. O alcance maciço quase instantâneo dos DOLs e seu benefício para os Assuntos Médicos não podem ser subestimados.
Ainda assim, a mudança não é fácil. Também notamos que algumas organizações de Assuntos Médicos adiam o monitoramento dos DOLs simplesmente porque ainda não têm a equipe ou o software para fazê-lo. O que importa é aceitar a nova maneira de envolver médicos influentes e seus pares. O que veio migrado online não vai ficar offline tão cedo, se é que o fará.
Ao conciliar pensamentos conflitantes sobre KOLs e DOLs, sua organização pode aproveitar a onda digital e garantir que sua experiência chegue ao público certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: