A cada ano, milhares de executivos encerram suas carreiras corporativas bem-sucedidas, mas poucos estão preparados para o caminho desconhecido que se abre à frente. Com base em conversas com ex-executivos de destaque, identificamos sete erros comuns que podem transformar a aposentadoria em uma jornada tumultuada.
Série: Os Desafios de se Aposentar
Com a experiência de uma carreira e a falta de restrições limitantes, como tempo ou dinheiro, há uma variedade infinita de opções de design de estilo de vida disponíveis para ex-executivos.
No entanto, muitos acham irritante se afastar dos caminhos mais comuns. Eles são recrutados rapidamente e optam por opções padrão, por exemplo, ingressando em dois a três conselhos corporativos adicionais, com o prestígio associado e o salário contínuo. Mas nenhuma quantidade de trabalho na diretoria pode preencher a lacuna de liderança executiva. Essas funções podem se tornar bastante entediantes, até que a empresa tenha problemas, nesse caso, dolorosamente, não são.
Série 1: AO ME APOSENTAR - Veja do que NÃO vou sentir falta!
Série 2: AO ME APOSENTAR - Veja do que VOU sentir falta!
Vimos outros entrarem diretamente no capital privado, tornando-se um “parceiro operacional” e fornecendo suporte prático às empresas do portfólio. Mas, como um ex-CEO confessou: “A próxima coisa que percebi foi que estava hospedado num Holiday Inn, do outro lado da rua de uma fábrica, e percebi: 'Espere um pouco! Isso é exatamente onde eu estava quando tinha 26 anos! '”.
Série Consultores, Propagandistas e Representantes
Dica profissional
Ao planejar o que fazer a seguir, é razoável começar com uma lista dos suspeitos habituais. Mas antes de assumir qualquer compromisso de longo prazo, recomendamos expandir essa lista para incluir outros caminhos menos comuns. Você gostaria de treinar ou orientar líderes, jovens profissionais, empreendedores ou estudantes? Seria empolgante fazer investimentos iniciais em um portfólio de startups, fornecendo seletivamente um trabalho de consultoria ao longo do caminho? Você quer escrever uma peça ou se juntar a uma banda? Você quer marcar um item da sua lista de desejos, por exemplo, aprender vários idiomas novos? Você quer morar em um novo país por um mês a cada ano? Você quer comprar ou relaxar em uma fazenda e se misturar anonimamente ao ambiente?
“Quando finalmente me aposentei do cargo de CEO, percebi que estava em uma posição única para me reunir”, contou um ex-executivo que atuou como presidente e CEO. “Então, criei uma mesa redonda para CEOs, que organizo todos os anos, bem como uma cúpula anual para os principais líderes de P&D do setor. Eu até organizo um jantar beneficente uma vez por ano, que reúne líderes seniores de todos os cantos do setor. Tudo isso me ajuda a me manter ativo, relevante e engajado. E é inestimável para manter minha rede profissional.”
Série: Propagandista, onde melhorar:
brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com
Comente e compartilhe este artigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: