Anualmente, inúmeros executivos encerram suas carreiras corporativas bem-sucedidas, mas poucos estão prontos para o novo capítulo que se inicia. Através de conversas com ex-executivos de renome, identificamos sete armadilhas comuns na aposentadoria.
Série: Os Desafios de se Aposentar
O trabalho de um executivo sênior é abrangente. Ele ocupa a maior parte de sua identidade e, por décadas, a maior parte de sua vida. Mas esse papel, e todas as vantagens, prestígio e validação que o acompanham, acabam por chegar a um fim abrupto.
Profissionais que não conseguem enxergar além de suas vidas como executivos em tempo integral podem não prever ou explorar seus verdadeiros desejos e necessidades na próxima fase. Sua falta de criatividade em relação ao futuro pode fazer com que percam atividades que poderiam ter sido benéficas para eles e genuinamente gratificantes.
Série 1: AO ME APOSENTAR - Veja do que NÃO vou sentir falta!
Série 2: AO ME APOSENTAR - Veja do que VOU sentir falta!
Quando sai do cargo de CEO, de muitas maneiras você está no auge de sua carreira — sua reputação, seu reconhecimento, sua marca. Você tem que superar isso. Esqueça isso. Não é quem você é. É só o último capítulo. Você vira a página. Você tem que começar a trabalhar no próximo capítulo.
Série Consultores, Propagandistas e Representantes
Dica profissional
Ver o mundo por meio de sua identidade corporativa atual o levará à incrementalidade, concentrando-se em questões como: Quais são as coisas mais óbvias que eu deveria considerar? Como posso manter o prestígio da minha função anterior pelo maior tempo possível?
Em vez disso, você precisa se concentrar em uma reimaginação fundamental de si mesmo ao entrar nessa nova fase de sua vida, fazendo perguntas como: Qual é o meu propósito? Quais são meus valores? Qual é o meu legado? Quais são meus pontos fortes e fracos inatos? O que me traz alegria? O que eu quero alcançar agora na minha vida?
"Passei por todo um processo de descoberta. Como posso agora aplicar meus talentos e tesouros para contribuir com o mundo e ajudar outras pessoas a alcançarem seu potencial? Você precisa se libertar do passado e criar uma estrutura para sua nova vida.” expressou um ex-CEO.
Série: Propagandista, onde melhorar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: