Anualmente, milhares de executivos fecham um capítulo de suas vidas ao se aposentar de suas carreiras corporativas. No entanto, muitos não estão preparados para o próximo capítulo. Com base em conversas com ex-executivos de alto escalão, identificamos sete erros comuns que podem atrapalhar a jornada da aposentadoria.
Série: Os Desafios de se Aposentar
A maioria dos CEOs e executivos com quem conversamos nos disseram que não conseguiram planejar adequadamente sua aposentadoria — e quase todos nos disseram que esperaram muito tempo para começar. Eles estavam trabalhando até o último dia. Mas, um plano é fundamental. Isso ajuda você a tomar melhores decisões e compromissos.
Sem um plano, a aposentadoria pode parecer como cair de um penhasco. Adiar a realidade de sua aposentadoria leva ao aumento da incerteza, apreensão e ansiedade. Deixar de planejar com antecedência priva você da oportunidade de explorar interações de baixo risco e adquirir conhecimento, plantar as sementes de relacionamentos novos e valiosos e alocar o tempo e o espaço necessários para se sentir confortável com seu futuro.
Série 1: AO ME APOSENTAR - Veja do que NÃO vou sentir falta!
Série 2: AO ME APOSENTAR - Veja do que VOU sentir falta!
Dica profissional
Comece dois anos antes de sua aposentadoria prevista. Reserve um tempo quieto para pensar na próxima fase da sua vida. Converse abertamente com seu cônjuge. Com o que você está empolgado? O que faz você se preocupar?
Série Consultores, Propagandistas e Representantes
Muitos CEOs não são introspectivos sobre isso, achando que estão muito ocupados ou que o momento nunca chegará e que lidarão com isso em algum momento no futuro. Se você está começando a pensar em se aposentar seis meses antes de sair, esse é um prazo muito curto.
Agende almoços e jantares com aqueles que você respeita e que tenham superado com sucesso a transição para a aposentadoria. Entre em contato com aqueles que você acha que podem ser úteis para avaliar oportunidades futuras. Comece a substituir o medo e a incerteza por fatos e conhecimento. Por fim, reúna tudo isso em um plano estratégico de aposentadoria.
Série: Propagandista, onde melhorar:
brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com
Comente e compartilhe este artigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: