Claro, o que lerá abaixo não é real, apenas uma provocação para reflexão, mas tenho certeza que será útil, leia, e se desejar, encaminhe para alguém que acha ser importante fazer essa reflexão também.
Série 1: AO ME APOSENTAR - Veja do que NÃO vou sentir falta!
Série 2: AO ME APOSENTAR - Veja do que VOU sentir falta!
Bem, agora que me aposentei oficialmente da Indústria Farmacêutica, decidi pendurar minhas chuteiras de atleta pela última vez. Vou me tornar um membro oficial do SUS e usufruir minha aposentadoria.
Durante os mais de trinta e cinco anos, trabalhei nas trincheiras como Representante especializado e instrutor de vendas corporativas. Recebi vários prêmios e inúmeras homenagens por conquistas em vendas. Sim, fui um atleta de alta performance.
Agradeço a todos os médicos que me desafiaram a acertar na venda de produtos e serviços farmacêuticos.
O sucesso nas vendas farmacêuticas nunca é por acaso. Existem padrões específicos de comportamento que fazem com que os melhores Representantes tenham sucesso. Embora eu nunca tenha afirmado ser um expert, minhas maiores conquistas vieram da construção de relacionamentos duradouros com os médicos do meu território. Mas, sou saudoso em dizer que nos dias de hoje, o desenvolvimento de relacionamentos tornou-se uma arte perdida.
Veja do que NÃO vou sentir falta
A flagrante discriminação etária nas vendas de produtos farmacêuticos. Comecei a ver cada vez menos Representantes mais velhos e cada vez mais moças belas. Ouçam os gerentes, os médicos do sexo masculino não são tão ingênuos. Na verdade, muitos deles se ressentem disso. Li um artigo que afirmava que a idade média de um Representante de vendas farmacêuticas está agora no final dos 20 anos. Quando comecei, a idade média devia ser de 40 anos.
Dirigir a manhã toda tentando encontrar um restaurante que ofereça um almoço sem glúten.
O médico do centro da cidade que mantinha uma arma carregada em sua mesa.
Os simpáticos cavalheiros, em uma área difícil (periférica), fora do consultório médico, que me perguntavam se eu sou Representante de produtos, digamos, opioides.
Ler constantemente sobre um Representante de vendas, gerente ou empresa que se declararam culpados de esquemas de vendas duvidosos.
Lidar com recrutadores incompetentes, especialmente com as empresas contratadas.
O volume de negócios neste negócio. Li um artigo que falava sobre as vendas de produtos farmacêuticos, o faturamento de uma empresa gira em torno de 20% ao ano. Isso deve custar à indústria milhares de milhões em territórios vagos, relações perdidas, etc.
Uma indústria que contrata para demitir.
Adeus a todos. Eu tive um ótimo passeio.
Série: Propagandista, onde melhorar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: