Cada ano marca o fim da carreira corporativa para milhares de executivos. No entanto, a jornada que se segue é muitas vezes um território desconhecido. Com base em diálogos com ex-executivos de destaque, revelamos sete erros frequentes na transição para a aposentadoria.
Série: Os Desafios de se Aposentar
Quando não se é mais o CEO, isso pode ser muito libertador — e um pouco assustador. Tem inteiramente sua agenda para preencher. Você está solo.
Durante décadas, sua vida foi governada pela escassez de tempo e pela busca de um conjunto finito de objetivos para uma única organização. Agora, você se vê olhando para um pedaço de papel em branco. Você tem controle sobre todo o seu calendário e pode concentrar sua energia em qualquer conjunto de atividades que escolher, ou em nada.
Série 1: AO ME APOSENTAR - Veja do que NÃO vou sentir falta!
Série 2: AO ME APOSENTAR - Veja do que VOU sentir falta!
Esse sentimento de libertação geralmente dura pouco. Ter muitas opções pode levar à fadiga de tomar decisões, reverter para as opções padrão ou até mesmo evitar tomar uma decisão por completo. Essa abundância de alternativas rapidamente se torna esmagadora, na melhor das hipóteses e, na pior das hipóteses, pode levar a um período desnecessário de estagnação e a uma conseqüente reviravolta em uma série de decisões ruins e irretratáveis.
Série Consultores, Propagandistas e Representantes
Dica profissional
Conforme destacado acima, uma jornada de aposentadoria bem-sucedida começa com uma redefinição de sua identidade, propósito e missão. Depois de fazer esse exercício, agora você pode traduzir essas definições de “estrela polar” em um conjunto de critérios de decisão a partir dos quais você pode avaliar a infinidade de opções à sua frente. Lentes como “Quero trabalhar com equipes” ou “Quero impactar essa causa específica” ou “Quero apoiar líderes mais jovens” ou até mesmo “Só quero viajar cinco dias por mês” podem ser usadas como telas para filtrar compromissos atraentes, mas inadequados, que não o levarão aonde você quiser.
“Meus filtros se tornaram um, onde posso aprender mais sobre as coisas que me interessam, e dois, onde posso ter o maior impacto e me dediquei a coisas em que essas duas questões se cruzavam mais.” Disse um ex-executivo.
Série: Propagandista, onde melhorar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: