Anualmente, milhares de executivos concluem suas carreiras corporativas, mas poucos estão prontos para a aventura que os aguarda. Com base em conversas com ex-executivos de renome, identificamos sete desafios comuns que podem tornar a aposentadoria uma jornada mais difícil do que o esperado.
Série: Os Desafios de se Aposentar
Quando você era mais jovem em sua carreira, você estava com fome. Você não esperou que as melhores oportunidades surgissem — você as procurou e as conseguiu. Com o tempo, as equipes que trabalhavam para você começaram a buscar e oferecer novas oportunidades a serem consideradas.
Quando você se aposenta, seu fluxo de oportunidades de entrada começa a se esgotar. Essa pode ser uma experiência humilhante. A maioria dos executivos com quem trabalhamos não está acostumada a se apresentar como “especialistas” ou a promover proativamente sua “marca” pessoal no mercado. Eles se sentem muito mais confortáveis em creditar o sucesso de suas equipes. Essas características contribuem para uma excelente liderança servil, mas pouco fazem para reabastecer um fluxo de novas oportunidades na aposentadoria.
Série 1: AO ME APOSENTAR - Veja do que NÃO vou sentir falta!
Série 2: AO ME APOSENTAR - Veja do que VOU sentir falta!
Na aposentadoria, é provável que novas oportunidades ainda surjam para você. Mas sem um funil suficiente, é impossível saber o quanto esses contratos estão sendo “vendidos” para você e como eles realmente se comparam a outras oportunidades menos visíveis. Esperar o telefone tocar acabará por resultar na tentativa de tirar o melhor proveito de um conjunto desnecessariamente limitado de alternativas.
“Eu queria retribuir o máximo que pudesse, então comecei a procurar coisas”, contou um ex-executivo. “Você precisa escolher a área de impacto desejada e encontrar as melhores oportunidades para que isso aconteça.”.
Série Consultores, Propagandistas e Representantes
Dica profissional
Projetar seu estilo de vida ideal para a aposentadoria exige descobrir oportunidades em potencial no mercado e também garantir que as oportunidades possam encontrar você. Ser proativo em sua pesquisa aumenta as oportunidades de escolha, aumenta suas chances de sucesso, aumenta a confiança e ajuda você a evitar ficar preso em funções das quais não gosta.
Tire a poeira do currículo antigo. Rede online e offline. Considere entrevistas informativas, ligações não solicitadas e até mesmo trabalhar com organizações para criar uma função que não existe atualmente.
Tudo isso exige esforço, mas valerá a pena a longo prazo. Nunca se esqueça de que você é o designer-chefe pelo resto da sua vida.
A definição atual de aposentadoria é totalmente nova, marcada pelo desejo de continuar trabalhando, criar um portfólio de atividades e compromissos, causar um impacto positivo significativo e criar um estilo de vida geral que o mantenha engajado, animado e ativo. Evitar essas sete armadilhas comuns ajudará a tornar a transição mais eficiente e agradável. Pode até mesmo levá-lo à sua fase de vida mais gratificante até agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: