Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Logística Reversa - Indústria Farmacêutica está insatisfeita com a ANVISA

Logística Reversa -  Indústria Farmacêutica está insatisfeita com a ANVISA

A Indústria Farmacêutica brasileira, que representa um mercado de R$ 120 bilhões, posiciona-se contrariamente as novas regras e mudanças estabelecidas pela ANVISA. O setor julga que tais normas de transporte de medicamentos - Logística Reversa - podem elevar preços.

O setor reclama sobretudo da RDC 304|19 – que regulamenta o transporte, determina a temperatura máxima para a logística e exige o controle na armazenagem e no deslocamento.


Pela lei atual, a Logística Reversa é obrigatória para embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista, produtos eletrônicos e seus componentes.

Atual descarte inadequado

É certo que as sobras de medicamentos ou produtos fora do prazo de validade são descartados indevidamente, provocando graves danos ambientais, com poluição da água e prejuízos à saúde das pessoas e animais. Além do elevado número de acidentes por ingestão desses remédios por crianças.

Lixo comum, pias, ralos e vasos sanitários são os destinos mais frequentes através dos quais os medicamentos descartados alcançarão o meio ambiente, provocando danos diversos como contaminação da biota, feminização de peixes machos, o desenvolvimento de resistência a antibióticos, bem como a poluição de recursos hídricos.


No Brasil, aproximadamente 14 mil toneladas de medicamentos perdem a validade por ano, sendo na maior parte descartados de maneira ambientalmente incorreta, no lixo comum, no esgoto ou no solo.

Comente e compartilhe este artigo!
⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM  • TUMBLR   GOOGLE+   LINKEDIN   PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛
• SFE®  • SFE Tech®  • SFE Terms®  • SFE Books®  • SFE Biography®
⬛◼◾▪ CONTATO ▪

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: