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Atualizado em 24.01.24
O Trade Marketing complementa a atividade de marketing, que é focada principalmente no consumidor final, e a de vendas, focada principalmente no cliente varejista, estudando as estratégias de ponto de venda e os fatores motivacionais do consumidor (shopper) nesse ambiente e a partir daí estabelecendo ações operacionais que atendam esses objetivos estratégicos.
O conceito de Trade Marketing entende que o contato do consumidor com o produto e com o ambiente competitivo se dá no ponto de venda e que a estratégia de marketing deve estar visível para o consumidor nesse espaço e nesse momento de decisão de compra.
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Nos dias atuais o departamento de Trade Marketing deve estar entre o marketing e o comercial, ele deve fazer a “roda girar”, é o responsável por realizar o chamado sell-in e sell-out, ou seja, pela garantia das vendas day by day no varejo direto e indireto, deve ser o suporte das duas áreas focado totalmente no mercado.
Competências Chaves para o Trade Marketing:
- Compreender o varejo como negócio;
- Habilidade de apresentação e trabalho em equipe;
- Entender as motivações dos compradores;
- Estrategista: conhecimento de marketing, vendas e finanças;
- Capacidade de construir relacionamentos de longo prazo;
- Estrategista: conhecimento de marketing, vendas e finanças;
- Habilidade de apresentação e trabalho em equipe;
- Foco no cliente e cultura de serviço;
- Compreender o varejo como negócio;
- Entender as motivações dos compradores;
- Coordenar as atividades da empresa para atender as necessidades do varejo;
- Alinhar as estratégias de marketing para os canais de distribuição;
- Gerenciar o relacionamento com os clientes, entendendo suas necessidades;
- Identificar oportunidades para alavancar o crescimento e lucratividade dos negócios;
- Gerar demanda no ponto de venda, através de táticas que agreguem valor.
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