Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

KPIs de Trade Marketing - O que Medir?

KPIs de Trade Marketing - O que Medir?
#BrazilSFE #IndustriaFarmaceutica #CiênciasdaVida #Pharmaceutical #Healthcare #SellIn #SellOut #Marketing #TradeMarketing #MarketingDigital #ProductMarketing #Merchandising #Drogarias #Farmácias #PDVs #Shopper #MídiasSociais #PlataformasDigitais
Atualizado em 24.01.24
O que é necessário Medir com os Indicadores de Performance de Trade Marketing. Quais são os KPIs imprescindíveis de serem mensurados na rotina de qualquer equipe? 



Sabemos que acompanhar os resultados da empresa é uma ação realizada com a ajuda de Indicadores de Performance (KPI). 


Certamente existem alguns indicadores dos quais não podemos abrir mão. São a rotina de qualquer operação de Trade Marketing na gestão, acompanhamento e desenvolvimento da equipe de Rep Trade.


Os Indicadores de Performance medem o andamento dos processos internos da empresa e os resultados das ações aplicadas no mercado. Ou seja, os KPIs também ajudam os gestores na avaliação de um processo, dentro de objetivos, metas e período de tempo.


Como exemplos de mensuração nas operações de Trade Marketing, temos as análises dos concorrentes, ações promocionaispontos extrasmix de produtos  e muitas outras.


Desse modo, considere os diversos tipos mensurações importantes para a grande maioria das empresas, que abordaremos nos próximos artigos sobre Trade Marketing.


As atividades de Trade Marketing assumem, cada vez mais, um papel de destaque como direcionadoras do crescimento empresarial das indústrias e, nesse contexto, seus gestores têm sido fortemente questionados pela falta ou dificuldade em justificar os gastos crescentes na área, o que se torna alvo de muita exigência pela alta administração, assim como já ocorre com os profissionais de marketing das organizações.


Por um lado, os recursos e esforços investidos para obter ganhos na execução de mercado das empresas fabricantes permitem estimular a demanda e o consumo dos seus produtos ofertados. Contudo, por outro lado, há uma crescente necessidade de se investir em atividades que melhorem essa execução das marcas no varejo, principalmente considerando os desafios já colocados nos capítulos anteriores, como o aumento da concorrência das indústrias pela preferência dos varejistas envolvendo a disputa de participação em pontos extras e na zona quente das lojas, colocação dos materiais de comunicação, mark-up, visitas dos vendedores, produtos disponibilizados para venda, dentre outros pontos. A análise de desempenho em marketing insere, nesse contexto desafiador aos gestores de Trade Marketing, a possibilidade de que sejam monitoradas as ações que mais geram vendas e margens incrementais à indústria e as que não geram retorno satisfatório sobre o investimento, considerando o custo de oportunidade de capital da empresa. Com isso, há melhorias acerca da facilidade e assertividade em direcionar os investimentos para melhor utilização da verba que é atribuída a esses gestores.


A classificação e análise das métricas de marketing estão inseridas no escopo de um sistema de mensuração que quantifica uma dinâmica a partir da aplicação de recursos nas variáveis de Trade Marketing  para realização de ações direcionadas ao mercado-alvo das empresas fabricantes. No entanto, apesar de já reconhecida a importância das métricas de marketing e de Trade Marketing, há dois desafios principais que impactam a aplicação dessas métricas, os quais estão discutidos a seguir.

  • O primeiro desafio é o de se conseguir organizar as informações e selecionar metodologias adequadas ao cálculo das métricas de desempenho, de maneira a orientar os investimentos em trade marketing. Em alguns casos, verifica-se que os departamentos de marketing não estão estruturados com o apoio de um sistema de informação que permita a organização, classificação e divulgação de informações relevantes dos resultados das ações realizadas ou orçadas na área e, além disso, tanto o plano de contas contábil da empresa como o programa de CRM - Customer Relationship Management, por exemplo, não permitem a coleta das informações da maneira como deveriam estar organizadas para o cálculo de Métricas de Desempenho em Trade Marketing. Além desses fatores, há muita dúvida sobre quais métodos seus gestores podem utilizar para mensurar o retorno dessas atividades, pois não há concordância total em como medir o ROI, ou até mesmo sobre o que deve ser medido. Muitas métricas em Trade Marketing causam uma desordem se consideradas no painel de controle da área, ao invés de auxiliar a empresa quanto ao direcionamento de seus investimentos nessas ações. 
  • O segundo desafio envolve a aceitação, por parte dos gestores da área de Trade Marketing, em terem mensurados os desempenhos das atividades que realizam. Culturalmente, alguns profissionais em marketing são resistentes em fazer a mensuração dos resultados de suas ações, provavelmente por receio de que elas não apresentem resultados favoráveis à alta administração e de que eles sejam cobrados por apresentar resultados positivos. Corroborando com essa possibilidade, foram divulgados alguns resultados não favoráveis aos gestores de marketing quando identificaram, a partir da análise de mais de 500 programas de marketing para produtos e serviços de consumo e B2B - Business-to-Business, que 84% desses programas não apresentaram um retorno positivo sobre o investimento e, posteriormente, os autores trabalharam, tendo apresentado a conclusão de que a comunicação para bens de consumo não duráveis já estabelecidos no mercado tem um retorno de apenas US$ 0,54 para cada US$ 1 investido. Ou seja, esse desafio refere-se à mudança cultural na área quando há um sistema de métricas de marketing definido e observado pela alta administração.




Comente e compartilhe este artigo!

brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com

Brazil SFE® Conheça o seu Público-Alvo - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE®


Preparando-se para a Visita Médica - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE® Abertura da Visita Médica - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE®


Comunicação Efetiva - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE® Comunicação Efetiva: Habilidades de Comunicação Não Verbal - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE®


Comunicação Efetiva: Habilidades de Comunicação Verbal - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE® Demonstrando Conhecimento do Produto - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE®


Enfatizando os Benefícios para o Paciente - eBook - Visita Médica Produtiva do Propagandista Farmacêutico: Criando uma Conexão Emocional - Brazil SFE® Representantes e Propagandistas - Qual o Melhor Modelo de Visitação: Shotgun ou Target Segmentation? O que é melhor para os Pacientes? - Brazil SFE®


Representantes e Propagandistas - O que Pensam sobre Mudanças na Indústria Farmacêutica, e o que estas Significam? - Brazil SFE®


Representantes Farmacêuticos Tradicionais - A possível Extinção dos Representantes Tradicionais - Brazil SFE®


Representante de Vendas Farmacêuticas - Lista de Etapas para se tornar um Rep - Brazil SFE®


Representante de Vendas Farmacêuticas - O que Faz e Dicas de como Ser um Rep - Brazil SFE®


As 7 Melhores Práticas e Estratégias para Maximizar a Retenção dos Representantes de Vendas Farmacêuticos - Brazil SFE®


COMO ENCONTRAR UM PROPAGANDISTA FARMACÊUTICO DE ALTA PERFORMANCE? - Brazil SFE®


2023 | Representante e Propagandista da Indústria Farmacêutica - Quanto Ganham? - Brazil SFE®


Retenha os Representantes de Vendas de Ciências Biológicas e Enfrente os Desafios da Rotatividade - Brazil SFE®





✔ Brazil SFE® tem amplo conhecimento em SFE - Sales Force EffectivenessData MiningBusiness IntelligencePredictive Analytics e CRM (Customer Relationship Management). Temos experiência consultiva na Indústria Farmacêutica e de TI com inúmeras implementações em diversos setores. Resumindo, trabalhamos com o seu negócio e ajudamos você a entender seus objetivos de negócios, aconselhando sobre como construir relacionamentos fantásticos com seus clientes para obter mais vendas e repetir negócios. Simplificamos e automatizamos seus processos de pré-vendas, vendas e pós-vendas para economizar tempo para que possa trabalhar em sua empresa, não na sua empresa. Selecione a ferramenta certa para suas necessidades - Configure a ferramenta especificamente para o seu negócio - Treine seu pessoal para usar a ferramenta efetivamente de acordo com seus objetivos de negócios Se já possui sistemas implementados, mas não tem certeza se estão sendo bem usados em seu potencial máximo, podemos ajudá-lo também. Então, entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo a economizar mais tempo e construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: