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Trade Marketing - Quem Não Mede o que Faz, Não Sabe o que está Fazendo

Trade Marketing - Quem Não Mede o que Faz, Não Sabe o que está Fazendo
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Atualizado em 24.01.24

O desejo de estar mais perto do consumidor na hora crucial da compra tem atraído cada vez mais empresas para os PDVs – através de ações de Marketing de produtos dentro de Farmácias e Drogarias. Analisar o que funciona e o que não funciona nesse tipo de ação pode resultar numa boa oportunidade para as lojas alavancarem suas vendas.

Trade Marketing - Como Mensurar e Melhorar as Ações Promocionais

Trade Marketing - Quem Não Mede o que Faz, Não Sabe o que está Fazendo

Trade Marketing

Antes de elaborar uma ação, os responsáveis pela marca devem ter compreensão clara de sua estratégia de marketing: Quais os produtos empregados? Que tipo de público deve recebê-los? Quais são os Canais de Distribuição?


Dependendo da estratégia de Marketing, os executivos da área têm de responder às perguntas:
O que deve ser feito no PDV para atender às necessidades do consumidor? 
Quem – fabricantes, varejistas, agências – desempenhará que funções? 
Quem poderá desempenhá-las da forma mais eficiente do ponto de vista dos custos e dos resultados?
Uma vez respondidas essas perguntas, o pessoal de marketing pode elaborar o planejamento, objetivos, veículos, agência e orçamento do programa.

O que leva a indústria e as lojas a fazerem ações agressivas no PDV são as vantagens do Merchandising:

  • Aumento das vendas com as ações, giro mais rápido;
  • Resultado é mensurável;
  • Retorno do investimento é imediato;
  • Fideliza-se o consumidor à marca e à loja;
  • Custos podem ser rateados entre as partes.

Os PDVs nos permitem vivenciar experiências sensoriais completas. Visão, olfato, audição, paladar e tato para impressionar consumidores.

Cabe aos criadores de Merchandising e Marketing fazer ações de entretenimento, para se diferenciar das outras existentes.

Se corretamente direcionada para a diversão, essa estimulação propiciará resultados fantásticos em ações de venda e de fidelização de marca.

As verbas promocionais para compra de espaço são pagas por um fornecedor pelo uso do espaço dentro de uma loja de varejo. A venda de espaço em lojas atualmente não é ilegal. Entretanto, em certas circunstâncias, elas não são éticas.


As grandes redes estão se transformando em “imobiliárias” de espaço, e isso incomoda muito os fornecedores - que não conseguem utilizar suas verbas promocionais para “promover” seus produtos. Por isso, uma farmácia pequena pode oferecer um ambiente diferenciado para uma ação de Marketing eficiente.




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