A Pirâmide de Maslow ou a Hierarquia das Necessidades de Maslow é um conceito criado pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow, que determina as condições necessárias para que cada ser humano atinja a sua satisfação pessoal e profissional.
Embora a teoria de Maslow tenha sido considerada uma melhoria em face das anteriores teorias da personalidade e da motivação, ela tem seus detratores. A principal delas é que é possível uma pessoa estar autorrealizada, e não conseguir, contudo, uma total satisfação de suas necessidade fisiológicas.
Leia também estes outros Títulos Sobre a Pirâmide de Maslow:
- Pirâmide de Maslow no Ambiente de Trabalho: Estímulo e Motivação para Equipes de Alta Performance
- Desvendando a Pirâmide de Maslow: Como Aplicar na Vida Pessoal e Profissional
- As 5 Necessidades de Maslow: O Que Realmente Move o Ser Humano?
- Como a Pirâmide de Maslow Pode Guiar Sua Carreira e Sucesso Profissional
- Necessidades Básicas e Autorrealização: O Que a Pirâmide de Maslow Ensina sobre Felicidade?
- Pirâmide de Maslow no Ambiente de Trabalho: Estímulo e Motivação para Equipes de Alta Performance
- Autorrealização na Era Digital: Como a Pirâmide de Maslow Se Aplica ao Mundo Moderno
- Transformando Teoria em Prática: Pirâmide de Maslow e Gestão de Pessoas
- Pirâmide de Maslow para Empreendedores: Como Entender Suas Necessidades e as de Seus Clientes
- Do Básico ao Complexo: Como Atender as Necessidades Humanas Baseadas na Pirâmide de Maslow
- A Importância da Segurança Emocional: O Segundo Degrau da Pirâmide de Maslow
- Pirâmide de Maslow e Marketing: A Chave para Entender o Comportamento do Consumidor
- Motivação Humana e a Pirâmide de Maslow: Explorando Cada Nível de Necessidade
- Pirâmide de Maslow e Inteligência Emocional: Uma Combinação Poderosa para o Sucesso
Em sua extensa revisão das pesquisas que são dependentes da teoria de Maslow, Wahba e Bridgewell acharam pouca evidência desta hierarquia de necessidades, ou mesmo da existência de alguma hierarquia.
O economista e filósofo chileno Manfred Max Neef tem argumentado que as necessidades humanas fundamentais são não-hierárquicas e são ontologicamente universais e invariáveis em sua natureza - parte da condição de ser humano. A pobreza, argumenta, é o resultado de uma destas necessidades ter sido frustrada, negada ou não plenamente realizada. A Pirâmide de Maslow é empregada em sistemas de TQC (Total Quality Control) Controle de Qualidade Total. É usada dentro das empresas, principalmente pelo setor de Recursos Humanos, que procuram seguir a ordem da mesma para o desenvolvimento e o bem estar dos funcionários, principalmente pela sua fácil comunicação e implementação em uma estrutura organizacional.
O estudo "A Glândula Timo nos Seres Racionais" publicado inicialmente em 1983 na Suiça, é bem mais profundo e estabelece a hierarquia dos instintos e intuições desde o feto até a idade adulta e demonstra como a satisfação dos instintos ou a não satisfação podem interferir no comportamento dos indivíduos.
A pirâmide de Maslow mostra que para chegar no todo é necessário passar pelas partes, mas também é visto que, há indivíduos que chegam a auto-realizar-se sem passar por todas as etapas da pirâmide. Como também há indivíduos que estão realizados mas que sentem que ainda falta algo ou alguma coisa. O que não quer dizer que ele não passou por todas etapas ou mesmo passou, só que a personalidade, a motivação e o meio social de cada um influência na auto-realização que quando não é conseguida gera a frustração. - Teoria Geral da Administração - Chiavenato
A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como Pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham H. Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.
Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.
- necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
- necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
- necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
- necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
- necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (Tradução: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza).
É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".
Comente e compartilhe este artigo!
APROFUNDE-SE MAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: