Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Forecast: Qual a melhor maneira de Prever Tendências Estáveis?

Forecast: Qual a melhor maneira de Prever Tendências Estáveis?

Quando analisamos e preparamos o Forecast, sempre consideramos a questão: Qual a melhor maneira de se Prever Tendências Estáveis?


A venda de medicamentos é o resultado de uma cascata. Começa 'no topo' da cascata, há um certo Nº de Pessoas no país. Dos quais, uma certa Proporção é afetada pela doença em questão. Destes, certa proporção é Diagnosticada,… Prescrita,… Tratada com a nossa Classe Terapêutica,… Tratada com a nossa Marca.

Essa abordagem é chamada de Previsão Baseada em Epidemiologia, em oposição a Previsão Baseada em Dados Históricos de Vendas. Às vezes, adotar essa abordagem para previsão é útil, mas muitas vezes causa trabalho desnecessário, na verdade, diminui a precisão da previsão.

Mercado como Exemplo

É um pecado fundamental acreditar que a ‘previsão’, através de modelos, diga ao Mercado que ele está errado!

Ao estimarmos, por exemplo, um anti-hipertensivo, as taxas de diagnóstico e prescrição têm sido estáveis ​​por muitos anos. O Mercado falou. E a menos que haja uma grande mudança tecnológica (como a cura para a hipertensão), é improvável que essas taxas mudem muito. Desse modo, o número de pacientes tratados com hipertensão podem simplesmente ser extrapolados, mantendo o esforço da previsão concentrado onde ele pertence: onde está a ação - e nesse caso, qual é a proporção de anti-hipertensivos que a Classe Terapêutica capturará? Nessa situação, uma abordagem de Previsão Baseada em Dados Históricos de Vendas pode ser suficiente.

Nossa análise

É claro que há momentos em que se pode esperar que as taxas de prescrição e as taxas de diagnóstico de uma doença mudem acentuadamente (como no caso da introdução do Viagra) onde uma Previsão Baseada em Epi seja altamente apropriada.

O ponto é: A melhor abordagem para a previsão é situacional, não envolvendo a aplicação de uma abordagem rígida.

Comente e compartilhe este artigo!

⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM  • TUMBLR   GOOGLE+   LINKEDIN   PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛
• SFE®  • SFE Tech®  • SFE Terms®  • SFE Books®  • SFE Biography®
⬛◼◾▪ CONTATO ▪

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: