Inbound Marketing - Marketing de Atração - As 10 melhores dicas de Inbound Marketing
1. Aceite sugestões e aprenda mais profundamente sobre o que é Inbound Marketing
1. Construa um blog
Se quiser uma estratégia de inbound de sucesso, monte um blog!
Os Blogs são o principal canal de conteúdo dentro da estratégia e o marketing de conteúdo é uma das partes mais importantes da metodologia.
Pense no blog da sua empresa como uma fonte de conhecimento, leads e aprendizado para o seu time. Ele te dá a oportunidade de testar ideias, conteúdos e técnicas de conversão.
2. Publique constantemente
A periodicidade das postagens é um dos fatores de sucesso para blogs, redes sociais e e-mails.
Postar conteúdo novo constantemente mantém os seus leitores ativos, consumindo conteúdo novo e visitando sempre o blog.
A mesma ideia também vale para redes sociais e fluxos de nutrição de e-mail. Se você não está ativo nas mídias, os seus seguidores não veem mais as suas atualizações, assim, as interações caem e você perde mais um canal de atração de visitas.
E-mail marketing também precisa de constância. Um fluxo bem organizado te ajuda a compartilhar o seu conteúdo e manter as leads interessadas no seu negócio.
3. Use bem os CTAs
Se você quer ação por parte das leads, então um bom call-to-action é indispensável!
Os botões de ação são o ponto de conversão das páginas. Eles levam o visitante até uma landing page para serem convertidos em leads, e também dentro das landing pages, eles garantem que o formulário seja preenchido e você recebe as informações da nova lead gerada.
Bons CTAs são provocativos, chamam a atenção e incitam o clique. Eles são a arma secreta dos blogs e campanhas de e-mail que convertem bem.
5. Contribua com conteúdo para sites relevantes
Inbound é sobre fornecer conteúdo relevante para a sua audiência e sair dos seus canais pode ser uma alternativa interessante.
Existem diversos formadores (e replicadores) de opinião que atuam no seu mercado, e criar um relacionamento com eles é valioso para a sua estratégia, e para o seu negócio.
Contribuir com conteúdo para blogs e sites relevantes no seu mercado é uma excelente oportunidade de mostrar a sua empresa para um novo público, firmar parcerias e distribuir mais material relevante para as suas personas.
6. Entenda a sua persona
Escrever conteúdo por escrever nunca traz os resultados esperados. Pode ser uma boa oportunidade para treinar a escrita e se acostumar com a dinâmica dos blogs, mas para criar conteúdo que converte é preciso pensar nas personas.
Elas guiam toda a produção de material do seu blog e dos seus canais, a linguagem, até a periodicidade de envio dos seus e-mails, logo, ignorá-las é um erro que não pode ser cometido!
7. Estude o seu mercado
Conhecer o que está no entorno do seu negócio é importante. Antes de decidir sua estratégia é ideal conhecer o mercado, seus concorrentes, tendências e benchmarkings.
Assim, você tem uma visão geral do que está por vir e qual é a situação atual do mercado em que está inserido. Essa pode ser uma boa fonte de insights e ideias para sua estratégia de Inbound Marketing.
8. Faça uma boa pesquisa de palavras-chave
Se você quer que o seu conteúdo seja lido, é preciso escrever sobre o que as pessoas procuram!
As keywords são os termos utilizados pelos usuários para realizar as pesquisas. Elas ficaram muito famosas com o Google Adwords, mas também são muito importantes para o marketing de conteúdo e o Inbound Marketing.
Na hora de criar conteúdo, você precisa de um guia para determinar o seu tema. Esse guia precisa estar de acordo com o que a persona tem de dúvidas, problemas e objetivos.
Sendo assim, as palavras-chave são usadas para realizar buscas e também o que dá título aos seus posts, ebooks, infográficos, etc.
Ao realizar uma pesquisa de termos chave, você vai descobrir quais são usados por suas personas e quais são mais relevantes para a sua estratégia.
Uma dica muito valiosa é que os termos curtos, as palavras-chave cauda curta, são sempre muito disputadas. Então, conquistar espaço para elas é um desafio e tanto. Para muitos negócios é mais vantajoso investir em palavras de cauda longa, as long-tail, que são mais específicas e trazem um tráfego mais qualificado para seus conteúdos.
9. Sempre aprimore a sua mensagem para as leads
Uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso está sempre se atualizando e melhorando. A melhor forma de fazer isso é otimizar o seu conteúdo, sua linguagem, mensagem e canais.
Ao longo do tempo, o seu negócio vai aprender mais sobre a persona e também sobre as ações de inbound. Assim, irão aparecer várias ideias que nunca vieram anteriormente, simplesmente por não haver experiência prévia com a metodologia.
Então, o que fazer com isso? Colocar em prática!
Sempre há espaço para melhorar e otimizar os seus canais, conteúdo, linguagem e ações é o segredo para gerar mais leads, melhor qualificadas e mais propensas a realizar uma compra no seu negócio.
10. Escolha KPI’s relevantes
Mensurar o retorno sobre investimento do marketing digital é obrigatório.
Não só é importante para o negócio mas também é uma das maiores vantagens que o mundo digital proporciona para os times de marketing: a oportunidade de monitorar e analisar todos os pontos da sua estratégia.
Por isso, é indispensável escolher os indicadores-chave de performance certos para a sua estratégia.
Repare bem que não nos referimos a métricas. Métricas são dezenas de dados que podem ser coletados e medidos, mas aqueles que são importantes para o desenvolvimento da sua estratégia se tornam key performance indicators. Esses devem ser acompanhados e analisados constantemente!
Veja também:
Referências: marketingdeconteudo.com
- Inbound Marketing - Posso implementar?
- Inbound Marketing - 7 Razões para adotar o Inbound Marketing em sua empresa
- Inbound Marketing - 7 Ferramentas de Inbound Marketing
- Inbound Marketing - As 10 Melhores Dicas de Inbound Marketing
- Inbound Marketing - Os 10 maiores erros de Inbound Marketing
- Marketing Digital - Sua empresa tem?
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