Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

O Operador Logístico tem Relevância na Cadeia de Distribuição Farmacêutica

O Operador Logístico tem Relevância na Cadeia de Distribuição Farmacêutica

Os OLsOperadores Logísticos - são o novo caminho para a distribuição farmacêutica, que surgiram nos últimos anos. Estes são um grande ganho de forças para a Indústria Farmacêutica. Pois, regionalizados, normalmente estão associados a grandes indústrias, especialmente as multinacionais.


A logística de distribuição tem evoluído e se especializado na oferta de serviços diferenciados, com foco na qualidade para que os produtos cheguem ao consumidor final com eficácia e agilidade necessária.

Há pouco tempo a área de logística no âmbito do Operado Logístico era inexplorada e de difícil compreensão até mesmo para os órgãos reguladores que não sabiam quais critérios utilizar perante uma fiscalização. Um OL, assim como uma distribuidora de medicamentos, necessita adequar-se as legislações sanitárias obtendo todas as licenças exigidas (ANVISA, VISA Local, CRF, PF e Órgãos do Meio Ambiente) e cumprir normas específicas de modo a assegurar a conformidade dos produtos durante o seu ciclo de vida. Como diferencial é interessante o OL obter também a Certificação de Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem para os produtos com os quais trabalha.

A relação contratual entre OL - Indústria Farmacêutica determina as responsabilidades de cada parte. O Operador Logístico pode ser responsável não somente pela mão de obra e espaço físico, mas também pelo fornecimento de materiais e insumos (impressoras, papel, caixas de embarque, filme strech, etc...) e, ainda em outras formas de contrato o OL assume também a responsabilidade pelo transporte, gerenciamento de estoque e segurança patrimonial.

Mas em todas as modalidades contratuais o gerenciamento comercial de vendas é exclusivo da Indústria Farmacêutica, diferente das distribuidoras de medicamentos que realizam suas próprias vendas pois comercializam produtos de várias indústrias farmacêuticas.

Independente de como é a relação contratual OLIndústria Farmacêutica, os KPIs sempre são utilizados para mensurar a performance da operação, direcionar tomadas de decisões e atingir os principais objetivos desta parceria: reduzir o Lead Time de entrega e aumentar o Ticket Médio de vendas. Portanto, a acuracidade das informações é de fundamental importância nos KPIs.

A importância de um OL está na diferenciação dos serviços prestados. A atenção com as instalações de armazenamento (Centro de Distribuição) tem papel fundamental frente às vantagens econômicas, de eficiência e qualidade uma vez que os OLs são, ou pelo menos seguem um espelho da planta industrial; ou seja, o Centro de Distribuição do OL deve seguir na integra todas as normas de segurança e boas práticas adotadas pela indústria em termos de recebimento, armazenagem e distribuição.

Outro fator fundamental nesta parceria é a troca de informações entre OL | Indústria Farmacêutica para obter um bom gerenciamento dos processos como um todo. A gestão de estoque é realizada, normalmente utilizando a ferramenta WMS (Warehouse Management System), um dos mais modernos sistemas que utiliza códigos de barras, coletores de dados via rádio frequência e troca eletrônica de informações (EDI) que permite total integração de forma ágil, segura e eficiente para a perfeita sincronia.

Desta forma, ganhos potenciais estão transformando o setor logístico numa área de vital importância para as empresas farmacêuticas.


Comente e compartilhe este artigo!
⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM  • TUMBLR   GOOGLE+   LINKEDIN   PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛
• SFE®  • SFE Tech®  • SFE Terms®  • SFE Books®  • SFE Biography®
⬛◼◾▪ CONTATO ▪

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: