Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

A Logística de Medicamentos Agrega na Indústria Farmacêutica?

A Logística de Medicamentos Agrega na Indústria Farmacêutica?

Mesmo sob a crise econômica dos últimos anos, a Indústria Farmacêutica continua crescendo. Segundo dados da Interfarma – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa – em 2017 o setor somou mais de 13% de crescimento no faturamento.


Segundo a mesma fonte, o país foi considerado, em 2017, o sexto maior mercado farmacêutico do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França.

Há uma expectativa de crescimento entre 5% a 8% no período entre 2018 e 2022.

Em relação a pontos de vendas, o Brasil conta com mais de 80 mil farmácias e drogarias privadas de acordo com dados do CFF - Conselho Federal de Farmácia. Como se vê, estamos diante de um setor gigante e com boas perspectivas de crescimento para os próximos anos.

O Guia 2018 da Interfarma 2018 apresentou dados que sugerem uma projeção de gastos com medicamentos entre US$ 38 bilhões e US$ 42 bilhões para 2022 no Brasil.


Para o Sindusfarma, as projeções da Indústria Farmacêutica é um aumento de 7,19% em unidades e 9,02% em valores, agora em 2019.

Embora os resultados sejam bons, existem diversas barreiras que ainda precisam ser quebradas para que o mercado continue evoluindo sem perder a qualidade dos produtos. Nesse ponto a logística de medicamentos, através de procedimentos e tecnologias é capaz de beneficiar, em diversas áreas, a Indústria Farmacêutica, seja no âmbito financeiro, por conta da economia que pode gerar, quanto na garantia da segurança do trajeto desses insumos até o consumidor final, questão ainda muito sensível e com gargalos que prejudicam as empresas do setor.

Para que a Indústria Farmacêutica sinta essas melhorias é preciso o investimento urgente em ferramentas de automação, possibilitando a total ciência de tudo que está sendo feito, desde o processo final da fabricação dos produtos e medicamentos, até a chegada ao consumidor final e, para isso, a rastreabilidade integrada ao processo logístico desenhado para a empresa, se torna fundamental.

Considerando ainda a rigorosa regulamentação imposta para a Indústria Farmacêutica, outras automações e processos precisam estar na mente dos gestores das empresas. 

  • Adequar os locais de armazenamento, assegurando-se de que o ambiente esteja devidamente higienizado e que receba iluminação e ventilação adequados, além de toda a infraestrutura necessária para receber medicamentos e outros produtos;
  • Realizar um transporte seguro e adequado a cada tipo de medicamento e produto;
  • Controlar a temperatura de acordo com a especificidade de cada produto;
  • Controlar a validade e gestão do estoque, cumprindo todas as normas e determinações da ANVISA, que possui um manual chamado de Boas Práticas no Transporte de Medicamentos que visa orientar operadores logísticos e transportadoras a respeito das condições adequadas do armazenamento, acondicionamento, movimentação e distribuição desses produtos.

Sigamos trabalhando e acreditando na melhoria do setor para todos. O investimento da Indústria Farmacêutica na logística de medicamentos especializada pode ser um diferencial de economia e qualidade.


Comente e compartilhe este artigo!
⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM  • TUMBLR   GOOGLE+   LINKEDIN   PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛
• SFE®  • SFE Tech®  • SFE Terms®  • SFE Books®  • SFE Biography®
⬛◼◾▪ CONTATO ▪

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: