Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Logística Farmacêutica e seus Desafios

Logística Farmacêutica e seus Desafios

Num mercado cada vez mais exigente, onde a eficácia na gestão de estoque e abastecimento são essenciais, a aposta deve ser em serviços que aumentem a competitividade e eficiência do setor de fármacos e também de cosméticos. Envolvendo assim, a gestão de todos os processos e etapas de sua cadeia logística, principalmente no que diz respeito ao transporte do produto.


A armazenagem e a distribuição de cosméticos são processos que exigem uma gestão qualificada para não implicarem em elevação de custos para as empresas, sendo que quanto maior o tempo de parada do estoque, maior é o custo com capital de giro.

Já para o transporte de medicamentos, o controle de temperatura durante a operação também é indispensável para evitar riscos à saúde do consumidor final.

Flexibilidade e eficiência

Além das grandes redes, um mercado que não deve ser esquecido é o das farmácias de pequeno porte, localizadas no interior dos estados. Pois no total de mais 80 mil farmácias do país, mais 80% delas são pequenas e médias.

Desta forma, reduzir os custos operacionais e manter a qualidade de entrega para esse público torna-se a bola da vez no setor.

Assim, o Operador Logístico (Distribuidor) tem papel essencial por tornar-se responsável em encontrar soluções para agilizar a entrega sem gerar aumento de preço para o consumidor final.

Disponibilizar entregas rápidas ou em pequenos pedidos é um desafio a ser alcançado. É necessário não só que os medicamentos cheguem aos pacientes, mas que cheguem em boas condições.

Além disso, a Indústria Farmacêutica é altamente regulamentada e exige controles rigorosos, que devem ser cumpridos a qualquer custo.

Neste caso, a logística farmacêutica surge como fator fundamental para geração de valores na cadeia. E o desenvolvimento de soluções customizadas aparece como necessidade constante para garantia de exatidão na entrega.

Outros desafios para o setor

A abertura do mercado farmacêutico para a terceirização e os preços competitivos no transporte de remédios exigem que os prestadores de serviços logísticos cumpram as exigências necessárias para entrar neste mercado, como a aquisição de licenças e certificados.

Todavia, estas legalizações são o ponto de partida para outras exigências que são determinantes para a operação, como pessoas capacitadas para a manipulação de medicamentos, flexibilidade e agilidade, alta performance operacional e cumprimento de prazos de entrega.

Ainda é um grande desafio garantir que a parceria entre a Indústria Farmacêutica e os prestadores de serviços logísticos seja marcada por uma relação ganha-ganha, ou seja benéfica para ambos os lados.



Comente e compartilhe este artigo!
⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM  • TUMBLR   GOOGLE+   LINKEDIN   PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛
• SFE®  • SFE Tech®  • SFE Terms®  • SFE Books®  • SFE Biography®
⬛◼◾▪ CONTATO ▪

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: