Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Sua Empresa está Preparada para os Perennials?

Sua Empresa está Preparada para os Perennials?

Com a recente perda de fronteiras entre gerações, etapas de vida muito marcadas no passado tendem a se confundir cada vez mais. Em um cenário no qual as gerações se alargam e a juventude também, já cogita-se a existência de uma quarta idade para as muitas pessoas que ultrapassam idades bastante avançadas. Também parece não haver mais uma dependência clara entre beleza e juventude – as pessoas se cuidam desde cedo e não raro passam dos 50 anos com uma aparência incrivelmente bem preservada.


Perennials - Quem são?






A curva demográfica atual aponta que vamos viver mais tempo e, em cinco anos, o mundo terá mais 200 milhões de mulheres economicamente ativas com idade superior a 60 anos (IE/UFRJ, 2012).

O combustível que move essa nova geração de Perennials é a vontade de viver, ousar, desenvolver novas habilidades, assumir riscos e se reinventar. Dotadas de alma jovem, essas mulheres permanecem produtivas e possuem uma rotina leve e independente.

Pessoas de todas as faixas etárias podem apresentar comportamentos adaptados ao século XXI (ou aos Millennials), como o respeito à diversidade, à valorização de perfis e às diversas competências. Podem questionar o status quo e desejar relações mais horizontais, além de um cotidiano menos engessado por regras e costumes que inibem a individualidade. Esses são os Perennials, (NaPrática.org, 2016).

A sociedade busca manter certos valores que guardam algum grau de funcionalidade e preservam sua produtividade. Sendo assim, sempre haverá crítica ao aparecimento de outros que possam gerar transformações sociais. 

Para o mercado, faz muito sentido compreender uma série de comportamentos e valores relacionados a um grupo de pessoas que não se defina por idade, etnia, gênero ou classe social. 

Alguns movimentos já existem, como o Lowsumerism e o Unclassed, que buscam entender as pessoas e as individualidades para além de pré-categorias e, portanto, desenvolver outras formas de atingi-las com produtos e propostas de trabalho.

Os Perennials demonstram baixa fidelidade a marcas, produtos e até mesmo relações interpessoais devido às contínuas e fartas chances de mobilidade. No entanto, isso não representa uma ausência total de padrões. Eles demoram mais tempo para se situar, já que as classificações são pós-estabelecidas em vez de pré. Mas é bastante estimulante viver dentro dessas condições.

No contexto de estratégia de negócios, desenvolver essa nova cultura, abertura e interação é essencial para qualquer empresa ou grupo de pessoas que pretende sobreviver e evoluir, tendo em vista que as revoluções ocorrem em frações de tempo cada vez mais reduzidas.


Referências bibliográficas

Pew, 2018. Acesso em: 20/11/2018.
The What, 2018. Acesso em: 20/11/2018.
Yaccoub, 2018. Acesso em: 20/11/2018.
SuperHuman, 2018. Acesso em: 20/11/2018
NaPrática.org, 2016. Acesso em: 20/11/2018.
IE/UFRJ, 2012. Acesso em: 20/11/2018.
Diário Gaúcho, 2016. Acesso em: 20/11/2018.
Stanford Center on Longevity, 2017. Acesso em: 20/11/2018.
Easy Life Cover, 2014. Acesso em: 20/11/2018.
UC Berkeley, 2010. Acesso em: 20/11/2018.
Wharton University of Pennsylvania, 2010. Acesso em: 20/11/2018.
Voe Gol, 2017. Acesso em: 20/11/2018.
South by Southwest Music Festival, 2018. Acesso em: 20/11/2018

Comente e compartilhe este artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião e ponto de vista: