1. Grande parte dos dados está em vários lugares - Location2. Dados Estruturados e Desestruturados - Structured vs Non-Structured3. Definições Inconsistentes/Variáveis - Data Definitions
Prática baseada em evidências e novas pesquisas estão saindo todos os dias - Subjective based on source4. Dados Complexos - Data Complexity5. Alteração dos Requisitos Regulatórios - Regulations & Requirements
Os dados de saúde tendem a residir em vários lugares. De diferentes sistemas de origem, como EMRs - Electronic Medical Record (Registro Eletrônico Médico) ou software de RH, para diferentes departamentos, como radiologia ou farmácia. Os dados vêm de toda a organização. Agregar esses dados em um sistema único e central, como um data warehouse corporativo (EDW), torna esses dados acessíveis e acionáveis.
Os dados de saúde também ocorrem em diferentes formatos (por exemplo, texto, numérico, papel, digital, imagens, vídeos, multimídia, etc.). A radiologia usa imagens, registros médicos antigos existem em formato de papel, e os EMRs de hoje podem conter centenas de linhas de dados textuais e numéricos.
Às vezes, os mesmos dados existem em sistemas diferentes e em formatos diferentes. É o caso dos dados de sinistros versus dados clínicos. O braço quebrado de um paciente parece uma imagem no prontuário, mas aparece como código CID-9 813.8 nos dados de sinistros.
E parece que o futuro contém ainda mais fontes de dados, como o rastreamento gerado pelo paciente a partir de dispositivos como monitores de aptidão e sensores de pressão arterial.
Comente e compartilhe este artigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e ponto de vista: